CONVERSA POLÍTICA
MPC analisa pedido de suspeição de Nominando para julgar indicação de Alanna Galdino ao TCE
Denúncia enviada ao MPC alega que Nominando Diniz teria ligações políticas com Adriano Galdino.
Publicado em 14/04/2025 às 14:43

O Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC-PB) abriu procedimento para analisar um pedido de suspeição do conselheiro Nominando Diniz no processo que trata da indicação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).
A denúncia foi apresentada por Morgana Macena, que já havia denunciado ao MPC a falta de capacidade da filha do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (Republicanos), para assumir a vaga.
Morgana solicita que o MPC levante a suspeição de Nominando Diniz por ele ter "fortes ligações políticas" com Adriano Galdino, o que comprometeria a sua isenção na relatoria do caso.
Filho comissionado na ALPB e PEC
O documento aponta que um dos filhos de Nominando, Ricardo Nominando Varandas Diniz, tem um cargo comissionado na ALPB com salário de quase R$ 9 mil. O Conversa Política apurou que ele é assessor parlamentar no gabinete do deputado Hervázio Bezerra (PSB) desde fevereiro de 2023.
Além disso, Morgana Macena destaca, na denúncia, a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2024 na Assembleia Legislativa, que alterou regras para sucessão ao cargo de prefeito de João Pessoa.
Segundo ela, a PEC, de autoria de Adriano Galdino, teria beneficiado diretamente Nominando Diniz, então presidente do TCE-PB, ao autorizar sua nomeação interina para o comando da prefeitura da capital.
Próximos passos
O Procurador-Geral do MPC, Marcílio Toscano Franca Filho, distribuiu a denúncia ao Ouvidor do MPC, Bradson Tibério Luna Camelo, que aceitou a denúncia nesta segunda-feira (14) e determinou a distribuição do processo.
Ao Conversa Política, o conselheiro Nominando Diniz que irá se pronunciar sobre quaisquer questionamento nos autos do processo.
Comentários