CONVERSA POLÍTICA
Nino Amazonas é nomeado superintendente do Ibama na Paraíba
A nomeação de Nino Amazonas para o cargo foi indicação do grupo político do ex-governador Ricardo Coutinho (PT).
Publicado em 30/06/2025 às 18:26

O biólogo Nino Tavares Amazonas foi escolhido pelo governo Lula como novo superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) na Paraíba.
O ato, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (30), foi assinado pelo ministro substituto do Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Capobianco.
A nomeação de Nino Amazonas para o cargo foi indicação do grupo político liderado pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PT).
Ao Conversa Política, Nino disse que a escolha é fruto da sua trajetória profissional, formação e experiência na área ambiental e que pautará sua atuação pelo interesse público e pela defesa do meio ambiente.
"Meu compromisso é claro: fortalecer a política ambiental, garantir a efetividade da legislação ambiental e assegurar que o IBAMA continue cumprindo seu papel em defesa do meio ambiente e do interesse público", enfatizou.
A escolha acontece quase um ano após o imbróglio envolvendo governo e servidores contra a indicação de recém-formado para comandar órgão. Em 2023, os servidores também se rebelaram contra um indicação de Anísio Maia para a vaga.
Perfil do novo superintendente do Ibama na Paraíba
Nino Amazonas é biólogo e fez pós-doutorado em Biologia Vegetal vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisando ecologia da restauração na Mata Atlântica, com foco em ecofisiologia vegetal e ecologia funcional, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nino é doutor em Recursos Florestais/Conservação de Ecossistemas Florestais (Universidade de São Paulo/ESALQ); mestre Recursos Florestais/Conservação de Ecossistemas Florestais (Universidade de São Paulo/ESALQ); e tem bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba.
Tem experiência em pesquisa no meio acadêmico, gestão de projetos e consultoria técnica no setor privado e em organizações governamentais e não-governamentais.
Comentários