CONVERSA POLÍTICA
Resistência a Hervázio, colocou a liderança do governo na AL nas mãos de Chico Mendes
Azevêdo já sabia como seria o líder Hervázio. Agora, escolhe e vai preparar um novo líder com a cara do municipalismo sertanejo.
Publicado em 07/02/2023 às 15:46
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) era a solução mais fácil para liderança do governo na Assembleia Legislativa, mas foi barrado pela resistência de alguns colegas da base.
Para alguns parlamentares, ouvidos pelo Conversa Política, esse foi o problema de ele ter ficado no meio do caminho. Afinal, o deputado defende bem o governo, conhece o Regimento da Casa, sabe manobrar bem as regras da AL e iria para qualquer embate.
Mas queriam alguém mais, digamos, leve no diálogo com os pares. Perfil Azevêdo.
Sobrou para Chico Mendes, que, contraditoriamente, nem é diplomático assim. Mas tem outras qualidade para o momento, evidenciadas pela nova conjuntura política.
Chico é um defensor apaixonado da gestão João. Faz sem vergonha, sem titubear. Pelo menos, até agora, é incondicional quando o assunto é defender. Tem uma boa relação com os prefeitos, com colegas parlamentares, e num governo bem "municipalista", o perfil pode ajudar.
Mendes é esquentado e intempestivo, dizem os que já viram alguns rompantes. Para evitar muitas tretas, vai ter que tomar cuidado para não cair nas armadilhas do também esquentado líder da oposição, Wallber Virgulino (PL). A "briga" vai ser boa.
O ex-prefeito de São José de Piranhas, por outro lado, tem na ponta da língua os benefícios que a atual gestou levou para o Sertão, região onde o governador teve a melhor votação. Não deixa de ser uma homenagem aos sertanejos.
Talvez tenha dificuldade de entender a dinâmica de um líder do governo na Casa. Mas deve se armar na retaguarda auxiliares que conhecem bem as senhas e armadilhas do plenário em atividade intensa. Já foi oposição na Câmara de SJP e prefeito por dos mandatos. Traquejo não falta.
Azevêdo já sabia como seria o líder Hervázio. Agora, escolhe e vai preparar um novo líder com a cara do municipalismo sertanejo.
Comentários