icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Hospital Padre Zé recorre ao TJPB para manter parceria com a prefeitura de João Pessoa

Secretaria de Saúde encerrou convênio com a entidade filantrópico devido a irregularidades na gestão anterior.

Publicado em 10/04/2025 às 8:36 | Atualizado em 10/04/2025 às 15:29


				
					Hospital Padre Zé recorre ao TJPB para manter parceria com a prefeitura de João Pessoa
Foto: Divulgação. Laerte Cerqueira

O Instituto São José, responsável pela gestão do Hospital Padre Zé, apresentou recurso ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) solicitando a renovação do contrato com a Prefeitura de João Pessoa para manutenção de 100 leitos clínicos das Unidades de Cuidados Prolongados (UCPs). De acordo com o atual gestor, a entidade a entidade filantrópica corre o risco de encerrar as atividades após 90 anos de história.

De acordo com o recurso, o Hospital Padre Zé é o único da Paraíba a oferecer esse tipo de leito, funcionando exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e desempenhando um papel essencial na retaguarda da rede pública de saúde.

A decisão da Prefeitura, segundo a petição, foi baseada na rejeição de prestações de contas de gestões anteriores, sem que tenha sido instaurado qualquer processo administrativo que garantisse o contraditório e a ampla defesa. A direção anterior era comandada pelo padre Egídio de Carvalho, acusado de um montar um esquema de desvio de recursos.

De acordo com o Instituto São José, houve uma tentativa de reverter a situação junto ao Poder Judiciário, mas teve o pedido liminar negado em primeira instância. O recurso será analisado pelo desembargador Carlos Leite Lisboa e a expectativa é que seja encontrada uma saída jurídica para o problema.

Posição da Prefeitura sobre Hospital Padre Zé

De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, os recursos não podem ser repassados pelo fato de a unidade hospitalar ter tido as contas rejeitadas pela Comissão de Licitação e pela Controladoria-Geral do Município. E isso impediu a renovação do contrato.

A administração municipal disse que a ação na Justiça, movida pelo hospital foi feita em comum acordo com a prefeitura, para que o contrato fosse mantido, mas a liminar foi negada. À TV Cabo Branco, o secretário de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira, disse que a prefeitura e o Padre Zé vão recorrer a instâncias superiores na Justiça. "Nós vamos juntamente com a instituição entrar em instâncias superiores para tentar evitar o fechamento dessa instituição, que seria muito triste, não só para a cidade de João Pessoa, como para o estado todo", afirmou.

Negociação fora do processo

Na tentativa de encontrar uma solução, também está agendada para a próxima segunda-feira (14) uma reunião no Ministério Público da Paraíba. O encontro reunirá representantes do hospital, autoridades jurídicas e administrativas com o objetivo de discutir possíveis alternativas que permitam a continuidade dos serviços prestados.

A expectativa da prefeitura é que seja firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na reunião com o MPPB para que o município mantenha os repasses. A administração municipal ressaltou que tem interesse em manter o contrato.

Foto: Divulgação

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp