CONVERSA POLÍTICA
Margareth Diniz é cotada para substituir Fábio Rocha no comando da Saúde de João Pessoa
Atual secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, também entrou na lista de nomes cotados. Em entrevista às TVs Cabo Branco e Paraíba, na manhã de hoje, Cícero disse que o comando da pasta vai para alguém com "experiência em gestão pública".
Publicado em 16/12/2021 às 11:08 | Atualizado em 16/12/2021 às 11:19
A ex-reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, atual secretária de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa, é o nome que voltou a ganhar força para substituir o médico Fábio Rocha, na secretaria de Saúde de João Pessoa. Rocha entregou o cargo ao prefeito Cícero Lucena (Progressista) esta semana, alegando estar física e mentalmente no limite.
Ao Conversa Política, Margareth Diniz disse que na pasta atual está feliz com o trabalho e com os resultados alcançados, mas admitiu que houve conversas sobre o assunto. Ela registrou, no entanto, que outros nomes estão na lista e o prefeito tem conversado com outros gestores, que podem assumir a pasta da Saúde.
Além de Margareth Diniz, também circula o nome do atual secretário de Vigilância em Saúde no governo Bolsonaro, Arnaldo Medeiros, como possibilidade.
Na manhã desta quinta-feira (16), em entrevista às TVs Cabo Branco e Paraíba, Cícero Lucena afirmou que o novo secretário será anunciado até amanhã, mas que o perfil do novo gestor da saúde terá "experiência pública e capacidade plena de enfrentar o desafio que sempre é a saúde”.
Neste processo de escolha, o nome do secretário executivo estadual da saúde, Daniel Beltrammi, também chegou a ser cogitado para substituir Fábio Rocha. Ao Conversa Política, o gestor disse que não procede e que não foi contactado pela equipe do prefeito.
Quem é Margareth ?
Margareth Diniz – Ex-Reitora da Universidade Federal da Paraíba, Mestrado e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraiba e pós-doutorados em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO. Professora Titular da Universidade Federal da Paraiba. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Especialista em Pesquisa Clínica, pelo Instituto de Educação e Ciências – Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Pesquisadora do Instituto de Pesquisas em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM); Tutora do Programa de Pós Graduação em Fármaco e Medicamentos da Universidade de São Paulo – USP, Membro do INCT – INOFAR-UFRJ. (Site PMJP)
Quem é Arnaldo Medeiros?
Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1995) com programa de Doutorado sanduíche no Imperial Cancer Research Foundation (London , UK) e Especialização em Gestão Hospitalar pelo Hospital Sírio-Libanês (2015). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de ensino médico em Bioquímica Clínica, Fisiologia e Farmacologia Clínica. Na área de pesquisa tem experiência em Oncologia Experimental por técnicas de Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: gene supressor de tumor, oncogenes por PCR e sequenciamento, questionários de qualidade de vida em câncer. Na área administrativa tenho experiência em Gestão Hospitalar como Superintendente e Diretor de Planejamento do HULW-UFPB/EBSERH, e gestão pública como Pró-reitor Adjunto da PRAPE/UFPB. Diretor de Atenção á Saúde e Vice-Presidente Executivo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). É o atual secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (Lattes de 06/2020).
Comentários