CONVERSA POLÍTICA
MP vai mover ação para prefeitura retirar homenagens a ditadores em ruas e bairros de João Pessoa
A decisão da promotora Fabiana Lobo foi tomada após resposta da prefeitura sobre impossibilidade de mudança por decreto.
Publicado em 02/04/2025 às 17:32

A promotora Fabiana Lobo, da 46ª Promotora de Justiça da Capital, disse à Rede Paraíba que vai ajuizar uma ação civil pública, em conjunto com a Defensoria Pública da Paraíba, para que a prefeitura de João Pessoa altere o nome de bairros e ruas que façam referência a figuras ligadas à ditadura militar de 1964.
A decisão foi anunciada após a resposta da Procuradoria-geral do Município, nesta quarta-feira (2), de que a legislação municipal estabelece que os espaços públicos na capital só podem mudar de nome através de lei aprovada pela Câmara Municipal; e que, segundo a lei, nomes consolidados há mais de dez anos não podem ser modificados.
De acordo com a promotora Fabiana Lobo, o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que a competência para mudar o nome de bairros e logradouros é comum para Executivo e Legislativo, "mesmo que tenha uma lei dizendo que só é de um deles".
"A gente vai juntar nos autos (a resposta) e, como não há nenhuma iniciativa do município, nem sequer um decreto para regulamentar isso, tirando o corpo fora, a gente vai entrar com ação, judicializar, vai ser o próximo caminho", antecipou a promotora.
Comentários