icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Defesa do Padre Egídio alega questões de saúde e pede prisão domiciliar à Justiça

O ex-diretor do Hospital Padre Zé está preso no presídio do Valentina, em João Pessoa, desta a última sexta-feira (17), no âmbito da segunda fase da Operação Indignus. 

Publicado em 21/11/2023 às 13:41 | Atualizado em 21/11/2023 às 14:47


                                        
                                            Defesa do Padre Egídio alega questões de saúde e pede prisão domiciliar à Justiça

A defesa do Padre Egídio de Carvalho apresentou à 4ª Vara Criminal de Capital um pedido de afrouxamento da prisão preventiva pela domiciliar. O ex-diretor do Hospital Padre Zé está preso no presídio do Valentina, em João Pessoa, desta a última sexta-feira (17), no âmbito da segunda fase da Operação Indignus.

A alegação é de que Padre Egídio tem uma série de problemas de saúde física, com comorbidades, e também emocional, com depressão profunda.

Por isso, o entendimento da defesa é que a extensão do benefício, que foi concedido a ex-diretora do Hospital, Amanda Duarte, seria uma "questão humanitária", principalmente porque o tratamento de uma das doenças não poderia ser feita dentro da penitenciária, mas em um hospital de Pernambuco.

Além da saúde do padre, a defesa também reforça que ele tem cuidado da saúde da mãe, de 92 anos, e de uma irmã, também em idade avançada e enferma.

Ao Conversa Política, o advogado Jose Rawlinson Ferraz Filho, destacou, ainda, que  não há motivo para mantê-lo preso. "Egídio compareceu voluntariamente sempre que chamado para prestar informações e que ele já se encontrava afastado de suas atividades, não tendo mais nenhuma ingerência nas contas do instituto ou de qualquer órgão ele vinculado", disse.

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) informou, através de nota na manhã desta terça-feira (21), que o Padre Egídio de Carvalho, de 56 anos, apresenta um bom estado de saúde e recebe a visita de seus advogados. O padre foi preso no dia 17 de novembro e segue sem tomar banho de sol e receber outras visitas.

Movimentação processual

O desembargador Ricardo Vital, que determinou a prisão do padre e das ex-funcionárias também investigadas de participação no esquema, enviou à Procuradoria de Justiça para manifestação acerca dos pedidos. Além de Egídio, Jannyne Dantas também pediu afrouxamento da prisão para domiciliar, como concedido a Amanda.

Prisão decretada

Padre Egídio é suspeito de envolvimento em esquema de desvio de recursos da unidade filantrópica. As condutas indicam a prática, em princípio, dos delitos de organização criminosa, lavagem de capitais, peculato e falsificação de documentos públicos e privados.

De acordo com o MPPB, as investigações, que desencadearam esta operação, revelam um esquema de desvios de recursos públicos estimados em cerca de R$ 140 milhões, de 2013 a setembro deste ano.

Leia Mais:

– Fantástico mostra obras de artes, vinhos, imóveis e luxo bancados com dinheiro do Padre Zé

– Opinião: Padre Egídio vai admitir que era “O Monarca” ou confessar que não estava só?

– Gaeco diz que Padre Egídio movimentou R$ 4,5 milhões com vinhos, obras de arte e imóveis 

— Padre Egídio e Amanda sacavam dinheiro na ‘boca do caixa’ para apagar rastros dos desvios, diz Gaeco

– OPINIÃO: caso Padre Zé escancara necessidade de mais transparência de entidades filantrópicas

– Caso Padre Zé: nove imóveis alvos da ‘Indignus’ foram citados em denúncia anônima feita ao MPPB

– VÍDEO: veja como é a granja, no Conde, alvo da operação que investiga desvios no Hospital Padre Zé

*matéria atualizada às 14h40 com movimentação processual 

Imagem ilustrativa da imagem Defesa do Padre Egídio alega questões de saúde e pede prisão domiciliar à Justiça

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp