icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Com apoio de Lula "fechado", Veneziano terá que focar na escolha do vice

O PT estadual fez uma lista com quatro nomes. Todos reconhecidamente militantes históricos. A questão é que dentro do próprio PT e entre emedebistas há quem cobre mais do que isso: querem voto. Nesse caso, um nome do grupo Cartaxo é o que chegaria mais próximo. 

Publicado em 14/07/2022 às 15:25 | Atualizado em 15/07/2022 às 9:05


                                        
                                            Com apoio de Lula "fechado", Veneziano terá que focar na escolha do vice

Os encontros, reuniões, almoços e declarações já demonstraram que o pré-candidato ao governo da Paraíba pelo MDB, Veneziano Vital, terá apoio formal de Lula e do PT nacional.

Superada essa fase, Veneziano terá que se debruçar em outro dilema: a escolha do vice. O PT estadual fez uma lista com quatro nomes: Márcia Lucena, Lenildo Morais, Maria Luiza e Antônio Barbosa. Todos tratado presidente estadual do PT, Jackson Macedo, como militantes históricos da causa progressista.

Lideranças petistas, como o professor Charliton Machado, no entanto, questionam que os nomes sejam militantes antigos. Segundo ele, apenas Lenildo Morais está há mais tempo na legenda. Antônio Barbosa se filiou em 2020 para tentar eleição a vereador, Maria Luíza se filiou recentemente e Márcia Lucena, destaca, "é petista de ocasião, foi filiada somente agora no grupo de RC (Ricardo Coutinho)".

A questão é que dentro do próprio PT e entre emedebistas há quem cobre mais que isso.

Aliás, o que Veneziano irá querer, ele poderá cobrar outro nome? A preferência dele será levada em conta, depois da escolha da Executiva Estadual do PT?

Após as indicações, o senador e pré-candidato não se pronunciou sobre o assunto.

Mas vale lembrar que, antes, ele já havia demonstrado sua preferência: ter alguém do grupo Cartaxo na vice. Se não o próprio Luciano, ex-prefeito da capital (que não abre mão da pré-candidatura a estadual), o irmão gêmeo, Lucélio Cartaxo, que já foi candidato ao Senado e a governador.

Na lista, também entrou a mulher de Luciano, Maísa Cartaxo.

Nos dois caso, Veneziano nunca escondeu que a escolha tem a ver com capital eleitoral que o ex-gestor ainda nutre em João Pessoa.

Perdeu a sucessão municipal, mas saiu com aprovação de quase 70%. Para emedebistas como Mikika Leitão, pré-candidato a deputado federal, muito dessa densidade eleitoral deve ser explorada por Veneziano. Mikika faz barulho e já anunciou a sua preferência por Lucélio.

Veneziano não quer se indispor com o partido que o abraçou. Mas, pelo que se ouve de interlocutores, quer ter o direito de recusar a oferta e escolher dentro do partido quem pode somar mais, principalmente na contagem de votos.

*matéria atualizada às 9h desta sexta-feira (15), para acrescentar opinião de Charliton Machado

Imagem ilustrativa da imagem Com apoio de Lula "fechado", Veneziano terá que focar na escolha do vice

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp