CONVERSA POLÍTICA
PT supera divisões internas e celebra decisão do STF em favor de Ricardo Coutinho
A nota é assinada pela presidente estadual do partido, a deputada Cida Ramos, que também chegou a ser investigada no âmbito da operação.
Publicado em 11/01/2026 às 13:55

Mesmo em meio a divergências internas, a Executiva Estadual do PT da Paraíba divulgou neste domingo (11) uma nota oficial celebrando a decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou o trancamento da ação penal da Operação Calvário contra o ex-governador Ricardo Coutinho.
A nota é assinada pela presidente estadual do partido, a deputada Cida Ramos, que também chegou a ser denunciada no âmbito da operação.
Cida rompeu politicamente com Ricardo após a prisão do ex-governador, em 2019, e, mesmo depois do retorno dele aos quadros do PT, os dois seguem em campos opostos nas disputas internas da legenda
Ainda assim, prevaleceu o gesto político. Apesar das diferenças, o partido pretende garantir legenda para que Ricardo Coutinho dispute uma vaga de deputado federal nas eleições deste ano.
O que diz a nota
No texto, o PT destaca que o ministro Gilmar Mendes reconheceu a fragilidade da acusação ao apontar que a denúncia estava sustentada principalmente em delações premiadas, sem provas independentes. Para a legenda, a decisão do STF confirma críticas feitas desde o início da Operação Calvário.
O partido também classifica o caso como exemplo de “lawfare”. O termo é usado para definir o uso do sistema de Justiça com objetivos políticos. Segundo a nota, a operação teria sido instrumentalizada para afastar lideranças progressistas do cenário político paraibano.
Ao final, o PT afirma que o trancamento da ação representa uma vitória das forças democráticas e do Estado Democrático de Direito, reforçando a defesa do devido processo legal e contra a criminalização da política.

Comentários