Sabatina CBN: entrevista com João Azevêdo, pré-candidato a governador da Paraíba

Entrevista teve transmissão ao vivo no YouTube do Jornal da Paraíba.

João Azevêdo na sabatina da CBN com pré-candidatos ao governo da Paraíba. Foto: Felipe Lima/TV Cabo Branco

A Rádio CBN começou nesta terça-feira (5) as sabatinas com os pré-candidatos ao Governo da Paraíba. O primeiro entrevistado foi João Azevêdo (PSB). A iniciativa faz parte do projeto de cobertura das Eleições 2022 da Rede Paraíba e teve transmissão ao vivo no YouTube do Jornal da Paraíba. Assista à sabatina na íntegra:

Durante a sabatina, João Azevêdo defendeu a redução do ICMS, mas com base em uma reforça tributária, para que os estados não sintam o forte impacto na arrecadação. Ele declarou que áreas como saúde e educação vão sofrer com a redução da arrecadação.

“A discussão sobre alterar a alíquota dos combustíveis está sendo tomada no momento com um cunho eleitoreiro. Além disso, a perda para os estados é significativa. O Fundeb vai perder 36%, a saúde perderá percentual importante. A perda na Paraíba é de R$ 1 bilhão por ano. O que defendo não é que o Estado arrecade mais, é que o impacto para gerações futuras seja muito menor. Defendo a redução do imposto de acordo com o plano que estava previsto na reforma tributária e que o Governo Federal simplesmente arquivou e decidiu fazer reformas parceladas”, declarou João Azevêdo durante a sabatina.

Em junho, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Complementar 194, de 2022, que limita a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. O chefe do Poder Executivo vetou dispositivos que previam compensação financeira para os estados.

Na sabatina, João Azevêdo (PSB) também defendeu a execução de uma parceria público-privada para atingir a universalização do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, conforme prevê a nova legislação do Marco Legal do Saneamento.

“Já ficou demonstrado ao longo dos últimos 50 anos que com o orçamento público não se atingirá essa universalização tão sonhada do esgotamento sanitário. Por isso, estamos estudando alternativas. Grande parte dos investimentos ainda são feitos com recursos públicos. Não se trata de privatização. Uma coisa é privatizar e outra coisa é fazer PPP (parceria público-privada)”, explica o atual governador.

A série de entrevistas acontece como parte da pré-campanha, no mês de julho. O eleitor vai poder conhecer as propostas, qualidades e fraquezas de cinco pré-candidatos ao Governo da Estado através das sabatinas, com transmissão na CBN e no Jornal da Paraíba.

Mediada por Laerte Cerqueira, com participação de Angélica Nunes e João Paulo Medeiros, a série de sabatinas terá 50 minutos de duração, sempre após o Repórter CBN das 10h, com a presença dos pré-candidatos no estúdio da CBN e com transmissão simultânea pelo Youtube do Jornal da Paraíba.

Confira a ordem dos entrevistados na sabatina da CBN:

Dia 5 de julho: João Azevêdo (PSB)
Dia 7 de julho: Adjany Simplício (PSOL)
Dia 12 de julho: Pedro Cunha Lima (PSDB)
Dia 15 de julho: Veneziano Vital (MDB)
Dia 20 de julho: Nilvan Ferreira (PL)