Sabatina CBN: entrevista com Pedro Cunha Lima, pré-candidato a governador da Paraíba

Entrevista teve transmissão ao vivo no YouTube do Jornal da Paraíba.

Pedro Cunha Lima na sabatina da CBN com pré-candidatos ao governo da Paraíba. Foto: Wellington Faustino/TV Cabo Branco

A Rádio CBN continuou nesta terça-feira (12) as sabatinas com os pré-candidatos ao Governo da Paraíba. O terceiro entrevistado foi Pedro Cunha Lima (PSDB). A iniciativa faz parte do projeto de cobertura das Eleições 2022 da Rede Paraíba e teve transmissão ao vivo no YouTube do Jornal da Paraíba. Veja como foi a sabatina:

Durante a sabatina, ele defendeu a redução do repasse de recursos para Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Além disso, se posicionou a favor da incorporação de bolsa-desempenho nos salários de militares.

Na sabatina realizada pela rádio CBN e Jornal da Paraíba, Pedro declarou que a ALPB tem 36 deputados, com um orçamento maior do que a verba destinada à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde existe uma comunidade acadêmica de mais de 21 mil pessoas.

O pré-candidato prometeu reduzir os recursos destinados à ALPB para destiná-los à educação de crianças e criação de creches.

“Educação é minha maior paixão. Será prioridade no nosso governo. Por que não? A gente faz um corte na Assembleia e com esse dinheiro a gente não constrói creche, e bota uma placa lá: ‘esse dinheiro deveria estar indo para Assembleia, agora vai cuidar das crianças que estão fora da creche'”, questionou.

Além disso, o pré-candidato prometeu criar um amplo programa de formação do professor, melhorar a estrutura da situação das escolas, um programa de reestruturação das escolas e, também, ampliar a educação tecnológica.

Incorporação de bolsa-desempenho nos salários de militares

Durante a sabatina realizada nesta terça-feira, Pedro Cunha Lima (PSDB) declarou que a Paraíba conta com um pouco mais de 7 mil militares e que, destes, cerca de 800 estão aptos à aposentadoria, mas não optam pelo direito porque o salário deve ser reduzido pela metade, considerando que grande parte dos vencimentos são enquadrados como bolsa-desempenho, e não como base salarial.

“Tem que estar no salário mesmo e se aposentar assim. Você pode até bonificar o resultado de quem tá na ativa, e eu gosto também disso, de estabelecer metas, mas bônus para além do salário. Não é você botar como se todo mundo recebesse o bônus e quem se aposenta perde metade do salário. Isso a gente vai corrigir”, defendeu o pré-candidato ao governo do estado.

Para a categoria, Pedro também prometeu que vai fazer concurso, por acreditar que novos servidores públicos são instrumentos fundamentais para um governo dar certo.

A série de entrevistas acontece como parte da pré-campanha, no mês de julho. O eleitor vai poder conhecer as propostas, qualidades e fraquezas de cinco pré-candidatos ao Governo da Estado através das sabatinas, com transmissão na CBN e no Jornal da Paraíba.

Mediada por Laerte Cerqueira, com participação de Angélica Nunes e João Paulo Medeiros, a série de sabatinas terá 50 minutos de duração, sempre após o Repórter CBN das 10h, com a presença dos pré-candidatos no estúdio da CBN e com transmissão simultânea pelo Youtube do Jornal da Paraíba.

Confira a ordem dos entrevistados na sabatina da CBN:

Dia 5 de julho: João Azevêdo (PSB)
Dia 7 de julho: Adjany Simplicio (PSOL)
Dia 12 de julho: Pedro Cunha Lima (PSDB)
Dia 15 de julho: Veneziano Vital (MDB)
Dia 20 de julho: Nilvan Ferreira (PL)