POLÍTICA
Exclusivo: Mauro Campbell diz à CBN que 'gravidade' de investigação na PB justifica ação no CNJ
Ministro disse que cabe ao CNJ análise dos casos de maior relevância institucional ou de repercussão nacional.
Publicado em 25/09/2025 às 8:03 | Atualizado em 25/09/2025 às 13:00

Em declaração exclusiva enviada à CBN Paraíba, o ministro Mauro Campbell, corregedor nacional de Justiça, afirmou que a gravidade das denúncias envolvendo magistrados na Paraíba foi determinante para que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assumisse diretamente a investigação sobre o processo de promoção de juízes para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
No último fim de semana, o ministro determinou a suspensão do edital de promoção para desembargador pelo critério de merecimento, endossando uma decisão do próprio Tribunal de Justiça. E além disso, suspendeu a investigação feita no âmbito estadual, levando o caso diretamente para o CNJ.
O caso envolve supostas irregularidades praticadas por magistrados para inflar a produtividade. Em resposta à CBN, o ministro disse que cabe ao CNJ análise dos casos de maior relevância institucional ou de repercussão nacional.
“Considerando a gravidade da matéria e o envolvimento de diversos magistrados, a Corregedoria Nacional determinou a suspensão da investigação em curso no âmbito local e requisitou o envio integral da documentação pertinente”, afirmou Campbell em resposta à CBN.
O ministro reforçou que as suspeitas dizem respeito a “supostas fraudes estatísticas praticadas por magistrados no concurso de promoção por merecimento ao cargo de desembargador", e que a apuração exige um olhar mais amplo do Conselho.
Campbell ressaltou ainda que a complexidade do caso demanda recursos técnicos especializados. “Trata-se de investigação complexa, que exige o exame de extenso acervo processual. O trabalho demanda o apoio da área de tecnologia da informação, responsável pela extração dos dados estatísticos, e da equipe técnica do CNJ, incumbida da análise das informações e da identificação de eventuais irregularidades”, disse.
Questionado sobre prazos para conclusão do caso, apesar da dimensão do processo, o ministro garantiu empenho para dar celeridade ao trabalho. “A Corregedoria Nacional está envidando todos os esforços para dar celeridade à investigação", disse.
No fim do processo, a seleção para a escolha de um novo desembargador deve ser liberada, com as devidas providências e correções.
Comentários