POLÍTICA
Foi gafe, mas tuitada de Ricardo realmente impulsionou obra
Novo acesso à Estação Ciência, no Altiplano do Cabo Branco, começa a ser asfaltado na próxima segunda-feira (30).
Publicado em 28/05/2016 às 12:19
Pode ter sido uma mega pisada de bola ou uma super bola fora, mas a tuitada de Ricardo Coutinho anunciando pavimentação de novo acesso à Estação Ciência deu tremendo impulso à obra da Prefeitura da Capital que se arrasta há cinco meses na Rua Luzinete Formiga, no Altiplano. Depois do anúncio que o governador fez no Twitter em pleno feriado de Corpus Christi (26), o prefeito Luciano Cartaxo não apenas cuidou de levar à imprensa ao local na sexta (27), para mostrar a obra em andamento, como também mandou a empresa encarregada do serviço acelerar o ritmo do trabalho para poder entregar a via asfaltada até o final do próximo mês.
“Estava devagar quase parando”, resumiu um dos moradores da rua com quem conversei neste sábado (28) e confirmei que até a quinta-feira (26) havia reduzido número de homens e máquinas tocando a obra. “Depois que o prefeito esteve aqui ontem, a construtora botou bem mais gente pra trabalhar”, acrescentou outro, observando que o serviço de agora concentra-se em fazer a calçada dos dois lados. “Eles tão vindo lá da girador (referindo-se à rotatória próxima do anexo da Estação Ciência) e vão até o encontro da rua do condomínio (Bougainville)”, informou, manifestando a seguir todo o contentamento pelo benefício e valorização de sua moradia. “Vai ficar movimentado por aqui, mas vai ser bom pra gente”, avaliou.
“É serviço mais de máquina que de homem”, justificou, por sua vez, um cidadão com uniforme da ConstruDantas, a empresa supostamente responsável pela obra, a quem me dirigi para perguntar sobre o evidente reforço de última hora na equipe de operários. Ele comandava equipe que colocava o meio-fio da futura calçada. Demonstrando claramente que estava muito ocupado e pouco disposto a conversa, admitiu apenas ser um ‘encarregado’ da obra, mas daí em diante não deu qualquer margem nem cabimento para que tentasse saber o nome dele. Sacou um celular, pôs no ouvido, começou a falar e a passos largos e rápidos afastou-se na direção de outra turma de trabalho. Assim livrou-se do curioso que lhe importunava com perguntas às quais muito provavelmente foi orientado a não responder ou responder com evasivas.
De qualquer modo, informações adicionais colhidas junto a auxiliares do prefeito Luciano Cartaxo garantem que começa na segunda-feira (30) o asfaltamento da rua, que já está toda drenada e terraplenada. Até lá, nas redes sociais e na mídia convencional uma força-tarefa de defensores e promotores da imagem de Ricardo Coutinho deve insistir na missão de tentar reverter na opinião pública a impressão de que o governador cometeu uma pixotada ou, simplesmente, foi induzido a erro. Nesse esforço engajaram-se freneticamente o vice-prefeito Nonato Bandeira, recém reconvertido ao ricardismo, e a Professora Cida ramos, pré-candidata do PSB à Prefeitura, secundados por um batalhão de portaleiros, blogueiros e comunicadores em geral a serviço do governismo estadual.
A estratégia que move essa tropa é tipo “fazer do limão a limonada”. Na impossibilidade de Ricardo reconhecer algum equívoco que tenha cometido na vida, a ideia é botar na cabeça dos menos avisados ou desinformados que o governador não cometeu uma gafe, mas uma ‘crítica construtiva’ por ‘amor à cidade’, como disse a Professora Cida. Ou, então, que o prefeito atual não liga mesmo para a cidade, tanto que levou mais de dois anos para pavimentar a buraqueira que isolou a Estação Ciência, que teve os acessos pela orla interditados em razão do avanço do mar contra a falésia sobre a qual aquele complexo turístico foi construído.
E não adianta o batalhão midiático a serviço de Cartaxo rebater, dizendo que demorou a iniciar a obra porque a Prefeitura dependia de autorização do Patrimônio Histórico, vez que toda aquela área é tombada. Muito menos lembrar que Ricardo também levou dois anos para se preocupar com o isolamento da Estação Ciência, vindo a manifestar disposição de resolver o problema somente a quatro meses da eleição municipal, quando tentará reconquistar a PMJP nas urnas através da candidatura de Cida Ramos.
Na versão ricardista, contudo, em vez de pisar na bola o que o governador fez foi passar um tremendo carão no prefeito. E deu tão certo o carão que somente assim Cartaxo ‘se tocou’ de tocar a obra. E pode dar mais certo ainda se vingar a ideia publicada pelo jornalista Marcos Weric em seu blog. Segundo o blogueiro, um grupo de internautas pessoenses quer criar “um movimento #TuitaMaisRicardo”. Nesse embalo, já existiria até uma lista de obras da Prefeitura paradas ou prometidas e jamais realizadas que mereceriam umas boas tuitadas do governador. Cita, entre outras, a Beira-Rio, Hospital da Mulher, Hotel Globo, ponte Valentina-Mangabeira, hemodiálise do Santa Isabel, barreira do Cabo Branco, Trauminha...
Comentários