icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governo de Ricardo Coutinho tem aprovação de 32%

Em CG, onde foi eleito em 2010 com 62% dos votos válidos, a aprovação é de 27%. 

Publicado em 09/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 17:45

A pesquisa de opinião pública encomendada pelo JORNAL DA PARAÍBA ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) aponta que 32% dos entrevistados consideram a administração do governador Ricardo Coutinho ótima ou boa.

A apuração ocorreu no período de 28 a 30 de março em 49 municípios das quatro mesorregiões do Estado e ouviu 1,5 mil entrevistados. De acordo com a pesquisa, 39% dos entrevistados classificaram a administração estadual como regular e outros 25% a definiram como ruim ou péssima.

Em João Pessoa, cidade que governou por seis anos com altos índices de aprovação, 38% dos entrevistados definiram a atuação do governador Ricardo Coutinho como ótima ou boa.

Outros 37% consideram o governo regular e 23% ruim ou péssima. Em Campina Grande, onde foi eleito em 2010 com 62% dos votos válidos, a aprovação é de 27% dos entrevistados, 48% considera o governo regular e 23% classificam a atual administração como ruim ou péssima.

O instituto também questionou os paraibanos sobre a vida que eles vêm levando no Estado e 82% dos entrevistados disseram estar muito satisfeitos ou satisfeitos. A insatisfação foi apontada por apenas 16% dos consultados e 1% não soube ou não quis responder.

Em Campina Grande, o nível de contentamento dos paraibanos é ainda maior, 87% dos entrevistados estão satisfeitos com a vida que vêm levando, enquanto em João Pessoa a satisfação atinge 77%.

A pesquisa de opinião pública do Ipespe está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PB-0004/2014.

Para uma amostra de 1,5 mil entrevistados, a margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. As entrevistas foram realizadas em municípios das mesorregiões da Mata Paraibana, Agreste, Borborema e Sertão.

PARA 80%, SAÚDE É O MAIOR PROBLEMA

A pesquisa do Ipespe também ouviu os entrevistados sobre as áreas consideradas mais problemáticas pelos paraibanos.

Saúde recebeu 80% dos votos dos entrevistados, seguido por segurança pública, que foi apontada por 46%, e Educação, citado por 43% dos paraibanos ouvidos pelo Ipespe. Neste quesito, foi dado aos entrevistados a possibilidade de escolherem até três das 17 áreas propostas no questionário.

Por essa razão, a soma dos percentuais é superior a 100%.

Os paraibanos ouvidos pelo instituto também classificaram Emprego e Drogas como aspectos muito problemáticos. 25% e 22% dos entrevistados, respectivamente, acreditam que as duas áreas estão entre os três principais problemas da Paraíba.

Calçamento e pavimentação de ruas recebeu o voto de 15% dos entrevistados, e em seguida, áreas básicas como abastecimento de água (14%) e Saneamento e rede de esgoto (10%) foram apontados entre os principais problemas do Estado.

Limpeza Pública também foi lembrada por 6% dos paraibanos, enquanto as demais áreas tiveram menos de 5% das menções: Habitação e Transporte Coletivo, 5%; Conservação de Praças e Trânsito, 3% - sendo que em João Pessoa o quesito Trânsito foi apontado por 5% dos entrevistados e, em Campina Grande, por 1%; Opções de Cultura, Esporte e Lazer, Menor Abandonado e Meio Ambiente por 2%; e Iluminação Pública e Turismo por 1%.

DILMA TEM APROVAÇÃO DE 42% NA PB

A administração da presidente Dilma Rousseff também foi avaliada pelo Ipespe na pesquisa realizada em março na Paraíba.

De acordo com os dados, 42% dos paraibanos consideram o governo ótimo ou bom, 36% regular e 21% dos entrevistados classificam o governo da atual presidente como ruim ou péssimo. Em João Pessoa, a aprovação da petista é de 40% e em Campina Grande chega a 32%. Nos demais municípios, a administração tem a aprovação de 44% dos entrevistados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp