POLÍTICA
Governo de Ricardo Coutinho tem aprovação de 32%
Em CG, onde foi eleito em 2010 com 62% dos votos válidos, a aprovação é de 27%.
Publicado em 09/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 17:45
A pesquisa de opinião pública encomendada pelo JORNAL DA PARAÍBA ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) aponta que 32% dos entrevistados consideram a administração do governador Ricardo Coutinho ótima ou boa.
A apuração ocorreu no período de 28 a 30 de março em 49 municípios das quatro mesorregiões do Estado e ouviu 1,5 mil entrevistados. De acordo com a pesquisa, 39% dos entrevistados classificaram a administração estadual como regular e outros 25% a definiram como ruim ou péssima.
Em João Pessoa, cidade que governou por seis anos com altos índices de aprovação, 38% dos entrevistados definiram a atuação do governador Ricardo Coutinho como ótima ou boa.
Outros 37% consideram o governo regular e 23% ruim ou péssima. Em Campina Grande, onde foi eleito em 2010 com 62% dos votos válidos, a aprovação é de 27% dos entrevistados, 48% considera o governo regular e 23% classificam a atual administração como ruim ou péssima.
O instituto também questionou os paraibanos sobre a vida que eles vêm levando no Estado e 82% dos entrevistados disseram estar muito satisfeitos ou satisfeitos. A insatisfação foi apontada por apenas 16% dos consultados e 1% não soube ou não quis responder.
Em Campina Grande, o nível de contentamento dos paraibanos é ainda maior, 87% dos entrevistados estão satisfeitos com a vida que vêm levando, enquanto em João Pessoa a satisfação atinge 77%.
A pesquisa de opinião pública do Ipespe está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PB-0004/2014.
Para uma amostra de 1,5 mil entrevistados, a margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. As entrevistas foram realizadas em municípios das mesorregiões da Mata Paraibana, Agreste, Borborema e Sertão.
PARA 80%, SAÚDE É O MAIOR PROBLEMA
A pesquisa do Ipespe também ouviu os entrevistados sobre as áreas consideradas mais problemáticas pelos paraibanos.
Saúde recebeu 80% dos votos dos entrevistados, seguido por segurança pública, que foi apontada por 46%, e Educação, citado por 43% dos paraibanos ouvidos pelo Ipespe. Neste quesito, foi dado aos entrevistados a possibilidade de escolherem até três das 17 áreas propostas no questionário.
Por essa razão, a soma dos percentuais é superior a 100%.
Os paraibanos ouvidos pelo instituto também classificaram Emprego e Drogas como aspectos muito problemáticos. 25% e 22% dos entrevistados, respectivamente, acreditam que as duas áreas estão entre os três principais problemas da Paraíba.
Calçamento e pavimentação de ruas recebeu o voto de 15% dos entrevistados, e em seguida, áreas básicas como abastecimento de água (14%) e Saneamento e rede de esgoto (10%) foram apontados entre os principais problemas do Estado.
Limpeza Pública também foi lembrada por 6% dos paraibanos, enquanto as demais áreas tiveram menos de 5% das menções: Habitação e Transporte Coletivo, 5%; Conservação de Praças e Trânsito, 3% - sendo que em João Pessoa o quesito Trânsito foi apontado por 5% dos entrevistados e, em Campina Grande, por 1%; Opções de Cultura, Esporte e Lazer, Menor Abandonado e Meio Ambiente por 2%; e Iluminação Pública e Turismo por 1%.
DILMA TEM APROVAÇÃO DE 42% NA PB
A administração da presidente Dilma Rousseff também foi avaliada pelo Ipespe na pesquisa realizada em março na Paraíba.
De acordo com os dados, 42% dos paraibanos consideram o governo ótimo ou bom, 36% regular e 21% dos entrevistados classificam o governo da atual presidente como ruim ou péssimo. Em João Pessoa, a aprovação da petista é de 40% e em Campina Grande chega a 32%. Nos demais municípios, a administração tem a aprovação de 44% dos entrevistados.
Comentários