icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Ibope cancela pesquisa para prefeito da capital

Pesquisa de intenções de voto foi cancelada pelo Ibope, após verificação de uma falha de impressão em cédula complementar.

Publicado em 05/09/2012 às 6:00


O Ibope decidiu cancelar a pesquisa de intenções de voto para Prefeitura de João Pessoa iniciada ontem. A decisão foi tomada após ser verificado que uma das cédulas usadas no levantamento não tinha o nome da candidata Estela Bezerra (PSB). A pesquisa foi encomendada pela TV Cabo Branco e estava prevista para ser divulgada na sexta-feira. Ela está registrada no Tribunal Regional sob o protocolo 00053/2012.

A ausência do nome de Estela em uma das cédulas foi detectada pelo estudante Joel Cavalcanti no momento em que ele era entrevistado para a pesquisa. Joel trabalha na campanha de Estela. O pesquisador Ricardo Miranda, que aplicava o questionário, acabou sendo detido e levado à Justiça Eleitoral, onde admitiu a falha. Após ouvir o estudante e o funcionário, a juíza da 70ª Zona Eleitoral, Túlia Neves, determinou a suspensão da realização da pesquisa. “Trata-se de apenas uma reclamação, por enquanto. Nós colhemos o depoimento do eleitor e o depoimento do pesquisador. Eles (o Ibope) vão ter a oportunidade de apresentar a defesa em 48 horas se assim quiserem”, disse a juíza. De acordo com ela, o erro também deve ser apurado pelo Ministério Público Eleitoral.

Em nota, o Ibope confirmou que houve erro na preparação da cédula na qual estava ausente o nome de Estela Bezerra. Mas, conforme o instituto, o formulário que não continha o nome da candidata é complementar à entrevista e é usado apenas para controle interno do Ibope. A pergunta considerada na divulgação da pesquisa é a estimulada, realizada no início da entrevista, onde o eleitor aponta em um disco em quem pretende votar. E no disco constavam os nomes de todos os candidatos.

O Ibope afirma que embora a pesquisa iniciada não apresente qualquer irregularidade e a falha na impressão da cédula não traga qualquer impacto sobre o resultado, decidiu pelo cancelamento com base no comprometimento “com a lisura de suas pesquisas e com sua credibilidade”.

Ainda de acordo com o instituto, uma nova rodada de pesquisas será agendada para João Pessoa.


Comunicado*

O Ibope Inteligência decidiu cancelar a pesquisa iniciada hoje em João Pessoa e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob protocolo número PB-00053/2012.

Informamos que houve um erro meramente formal na preparação da matriz da cédula que é entregue complementarmente ao entrevistado, na qual estava ausente o nome da candidata Estela Bezerra.

Esclarecemos que o uso da cédula é um procedimento interno do Ibope e apenas complementar à entrevista, sendo que a pergunta considerada na divulgação é aquela estimulada, realizada no início da entrevista, em que o candidato aponta no disco em quem irá votar.

Neste sentido, embora a pesquisa iniciada não apresente qualquer irregularidade e a falha na impressão da cédula não traga qualquer impacto sobre o resultado da pesquisa, o Ibope, comprometido com a lisura de suas pesquisas e com sua credibilidade, decidiu interromper e cancelar a pesquisa que estava sendo conduzida neste momento.

Oportunamente será agendada uma nova rodada de pesquisa eleitoral neste município.

*Comunicação Institucional Ibope

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp