POLÍTICA
Ibope cancela pesquisa para prefeito da capital
Pesquisa de intenções de voto foi cancelada pelo Ibope, após verificação de uma falha de impressão em cédula complementar.
Publicado em 05/09/2012 às 6:00
O Ibope decidiu cancelar a pesquisa de intenções de voto para Prefeitura de João Pessoa iniciada ontem. A decisão foi tomada após ser verificado que uma das cédulas usadas no levantamento não tinha o nome da candidata Estela Bezerra (PSB). A pesquisa foi encomendada pela TV Cabo Branco e estava prevista para ser divulgada na sexta-feira. Ela está registrada no Tribunal Regional sob o protocolo 00053/2012.
A ausência do nome de Estela em uma das cédulas foi detectada pelo estudante Joel Cavalcanti no momento em que ele era entrevistado para a pesquisa. Joel trabalha na campanha de Estela. O pesquisador Ricardo Miranda, que aplicava o questionário, acabou sendo detido e levado à Justiça Eleitoral, onde admitiu a falha. Após ouvir o estudante e o funcionário, a juíza da 70ª Zona Eleitoral, Túlia Neves, determinou a suspensão da realização da pesquisa. “Trata-se de apenas uma reclamação, por enquanto. Nós colhemos o depoimento do eleitor e o depoimento do pesquisador. Eles (o Ibope) vão ter a oportunidade de apresentar a defesa em 48 horas se assim quiserem”, disse a juíza. De acordo com ela, o erro também deve ser apurado pelo Ministério Público Eleitoral.
Em nota, o Ibope confirmou que houve erro na preparação da cédula na qual estava ausente o nome de Estela Bezerra. Mas, conforme o instituto, o formulário que não continha o nome da candidata é complementar à entrevista e é usado apenas para controle interno do Ibope. A pergunta considerada na divulgação da pesquisa é a estimulada, realizada no início da entrevista, onde o eleitor aponta em um disco em quem pretende votar. E no disco constavam os nomes de todos os candidatos.
O Ibope afirma que embora a pesquisa iniciada não apresente qualquer irregularidade e a falha na impressão da cédula não traga qualquer impacto sobre o resultado, decidiu pelo cancelamento com base no comprometimento “com a lisura de suas pesquisas e com sua credibilidade”.
Ainda de acordo com o instituto, uma nova rodada de pesquisas será agendada para João Pessoa.
Comunicado*
O Ibope Inteligência decidiu cancelar a pesquisa iniciada hoje em João Pessoa e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob protocolo número PB-00053/2012.
Informamos que houve um erro meramente formal na preparação da matriz da cédula que é entregue complementarmente ao entrevistado, na qual estava ausente o nome da candidata Estela Bezerra.
Esclarecemos que o uso da cédula é um procedimento interno do Ibope e apenas complementar à entrevista, sendo que a pergunta considerada na divulgação é aquela estimulada, realizada no início da entrevista, em que o candidato aponta no disco em quem irá votar.
Neste sentido, embora a pesquisa iniciada não apresente qualquer irregularidade e a falha na impressão da cédula não traga qualquer impacto sobre o resultado da pesquisa, o Ibope, comprometido com a lisura de suas pesquisas e com sua credibilidade, decidiu interromper e cancelar a pesquisa que estava sendo conduzida neste momento.
Oportunamente será agendada uma nova rodada de pesquisa eleitoral neste município.
*Comunicação Institucional Ibope
Comentários