POLÍTICA
Ipespe aponta para vitória do petista
Rejeição a Cícero Lucena passa de 33% para 46% alcançando a marca de 52% entre eleitores mais jovens.
Publicado em 19/10/2012 às 6:00
Os números desta pesquisa expressam diferenças tão contundentes entre Luciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (PSDB) que há maior probabilidade de vitória do candidato petista.
A objetividade dos percentuais registrados não nos abre muito espaço para uma análise qualitativa comparativa.
Entretanto, dois fenômenos eleitorais chamaram nossa atenção, merecendo, portanto, comentários porque consideramos que ambos guardam uma relação intrínseca de interdependência.
O primeiro constata-se na evolução muito expressiva da rejeição do senador Cícero que pulou de 33% – na pesquisa do Ipespe publicada em 30/09, portanto a uma semana da votação – para os atuais 46%, contra 25% da rejeição de seu adversário.
Acreditamos que o crescimento da rejeição, acima referida, decorreu da publicação, nas mídias – rádio, jornal e TV – da condenação do peessedebista por improbidade administrativa.
Não foi coincidência que a rejeição de Cícero alcançou 52% entre os jovens de 16 a 24 anos porque esses segmentos não vivenciaram, como eleitores, as duas administrações de ex-prefeito. Esses jovens foram influenciados, negativamente pelos mais velhos, pelo que tendem a confirmar, agora, as percepções que lhes foram passadas.
Os 50%, na votação espontânea, e 52%, na estimulada, alcançados por Luciano Cartaxo, no nosso entendiment, foram incrementados exatamente pela evolução da rejeição de Cícero, rejeição esta que deve ter dificultado seu crescimento.
Os percentuais obtidos pelo peessedebista, 26% e 27%, respectivamente, na espontânea e na estimulada, representam um pouco mais da metade dos percentuais do adversário, o que não deixa espaço para tentativas de crescimento.
Por fim, até uma quantidade razoável de eleitores já fechados com o senador acredita na vitória de Luciano porque 65% da população o consideram vencedor, contra 19% para seu opositor.
Por esses comentários, a tendência é de vitória para Luciano Cartaxo.
*Sociólogo e analista político
Comentários