POLÍTICA
Luiz Edson Fachin é indicado para vaga de ministro do STF
Ele vem sendo cotado para o Supremo Tribunal Federal desde 2010, quando se aposentou o ministro Eros Grau.
Publicado em 15/04/2015 às 8:12 | Atualizado em 15/02/2024 às 12:29
O Palácio do Planalto informou on tem, à noite, que o advogado Luiz Edson Fachin, 57 anos, é o indicado pela presidente Dilma Rousseff para a vaga aberta de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Antes de ser confirmado, o nome de Fachin ainda terá de ser aprovado no plenário do Senado Federal. De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República , Fachin "cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país".
Há mais de 8 meses, desde a aposentadoria de Joaquim Barbosa, em julho do ano passado, o Supremo Tribunal Federal atua com dez iministros. Integrantes do tribunal já reclamavam da demora da indicação do substituto de Barbosa porque atualmente sempre há o risco de empate nos julgamentos.
O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que o Tribunal recebeu "com grande satisfação" a indicação de Fachin, a quem qualificou como "preparado" e "experiente".
Perfil
Advogado e professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito do Paraná, Luiz Edson Fachin também é professor visitante do King’s College, na Inglaterra, e pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha. Ele vem sendo cotado para o Supremo Tribunal Federal desde 2010, quando se aposentou o ministro Eros Grau. (Com Portal G1)
Comentários