POLÍTICA
Penas começam a ser definidas ainda hoje
Depois de quase três meses e 39 sessões do maior julgamento da história do STF, ministros começam a definir penas dos condenados.
Publicado em 23/10/2012 às 6:00
Os ministros devem começar a partir de hoje a definir o tamanho das penas dos condenados. Depois de quase três meses e 39 sessões do maior julgamento de sua história, foram 25 punidos por crimes como peculato, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas e quadrilha. Também tiveram nove pessoas absolvidas e a configuração de sete empates.
VOTOS
Último a votar, o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, disse que a paz pública é essa sensação subjetiva e que o povo nutre confiança no Estado. "O trem da ordem política não pode ficar sob ameaça de descarrilamento."
O decano do STF, Celso de Mello, disse que essa quadrilha se formou na "cúpula do poder" e foi "um grave atentado às instituições" da democracia. Para o ministro, os crimes do mensalão foram comentidos por um "grupo de delinquentes que degradou a atividade política transformando -as em plataformas de ações criminosas" e "representaram um dos episódios mais vergonhosos da história política do país".
Comentários