PLENO PODER
Debate na TV Cabo Branco: Pedro usou melhor novo formato e João tentou desqualificar discurso tucano
Diante de um novo formato, João e Pedro adotaram estratégias bem distintas
Publicado em 28/10/2022 às 8:14
O debate de ontem entre os candidatos João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB), promovido pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, teve uma 'temperatura elevada'. As críticas mais duras já eram até esperadas. São próprias da reta final de uma campanha onde os guias eleitorais, há tempos, deram um 'tom' mais ácido à disputa.
Instados a debater em um novo formato, João e Pedro adotaram estratégias bem distintas.
O primeiro investiu em perguntas curtas, insistentes. E utilizou melhor o novo modelo. Em alguns momentos provocou dificuldades para o candidato à reeleição.
Foi o caso, por exemplo, do questionamento feito sobre a demora na reforma de uma passarela no Vale dos Dinossauros, em Sousa. Assim como sobre a falta de construção de Vilas Olímpicas, prometidas em 2018 por Azevêdo.
João ficou sem respostas convincentes sobre os temas.
Por outro lado, o socialista buscou desqualificar as críticas feitas por Cunha Lima. E a estratégia foi clara: associá-lo ao passado de seu grupo político e à falta de experiência administrativa.
Além disso, outros temas também ocuparam um espaço importante no debate. Investimentos no Turismo, a cobrança excessiva de impostos e o andamento das obras do Porto de Cabedelo foram alguns deles.
Nesses pontos o enredo e a performance dos candidatos foram quase os mesmos.
No fim das contas, o embate entre os dois certamente ajudou ao eleitor paraibano a ir às urnas mais consciente no próximo domingo. Em um cenário de empate técnico, trazido pela última pesquisa Ipec, o debate pode ter sido decisivo...
Comentários