PLENO PODER
Deputados de 25 partidos pedem abertura de CPI para investigar óleo em praias do Nordeste
Publicado em 23/10/2019 às 20:20 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:26
Foram colhidas mais de 250 assinaturas de parlamentares. Deputados querem investigação sobre vazamento
O deputado federal paraibano Gervásio Maia (PSB), vice-líder da oposição na Câmara Federal, e parlamentares de 25 legendas protocolaram, nesta terça-feira (22), um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar e buscar os responsáveis pelo vazamento de óleo que atingiu os Estados do Nordeste.
A quantidade de resíduos recolhida nas praias nordestinas ultrapassa 900 toneladas. Mais de 250 assinaturas de deputados das 25 legendas da Câmara reforçaram o pedido de investigação. O autor da propositura é o deputado federal João Campos (PSB), filho do ex-candidato a presidência Eduardo Campos.
“A primeira ação que nós tomamos, quando as manchas começaram a aparecer nos 2 mil km de praia do Nordeste, foi no dia 8 de outubro. Eu estive na Procuradoria Geral da República, ao lado do deputado João Campos, pedindo a procuradoria que adotasse um procedimento investigatório e também que pudesse buscar providências, para que a Petrobrás e o Ibama participassem da limpeza das praias”, comentou Gervásio Maia.
De acordo com João Campos, “a CPI é fundamental para descobrir o que aconteceu. Inadmissível ainda não termos uma posição clara das autoridades federais”, observou o deputado. O vazamento de óleo na costa brasileira já chega a 50 dias.
Comentários