POLÍTICA
Porto de Cabedelo: AL defende mobilização
Conclusão da obra de dragagem do porto de Cabedelo, que foi paralisada,entra na pauta da Assembléia Legislativa.
Publicado em 19/01/2012 às 6:30
A paralisação dos serviços de dragagem do Porto de Cabedelo foi o destaque entre os assuntos discutidos na manhã de ontem na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O presidente Ricardo Marcelo (PSDB) recebeu, em seu gabinete, o presidente do Comitê em Defesa do Porto de Cabedelo e do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado da Paraíba, Márcio Madruga, para discutir sobre o Porto de Cabedelo. A ideia é criar um movimento suprapartidário em prol da conclusão da dragagem do Porto para aumentar a sua capacidade de operacionalização.
O deputado Ricardo Marcelo ressaltou que a dragagem do Porto de Cabedelo vem se arrastando desde o governo de Cássio Cunha Lima (PSDB), passou pelo governo de José Maranhão (PMDB), e precisa ser concluída. “Vamos fazer um esforço, convocar todos os deputados federais e senadores, para fazer uma reunião suprapartidária, porque o interesse maior é viabilizar o porto e trazer os navios, dando movimentação àquela estrutura portuária de Cabedelo”, disse.
A reunião que tratou sobre o porto aconteceu após a reunião da Comissão Representativa de Recesso da Assembleia. O deputado estadual Trócolli Júnior (PSD) destacou a importância do Porto de Cabedelo para o desenvolvimento da Paraíba, por isso espera que o movimento ganhe força. “Esperamos a colaboração dos 36 deputados estaduais, 12 federais e dos três senadores. Essa luta não é de nenhum partido, e sim de uma classe política que luta pelo desenvolvimento do Estado”, disse.
A obra do Porto de Cabedelo está 92% concluída, restando apenas 8%. Em agosto passado, o deputado estadual Trócolli Júnior esteve com o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), em Brasília, para participar de reunião com o ministro Leônidas Cristino, da Secretaria Especial de Porto, para pedir a agilização da dragagem. Segundo ele, já foram investidos R$ 40 milhões no Porto de Cabedelo.
O presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado, Márcio Madruga, informou que, há 25 anos, Cabedelo não tem dragagem. “Com a conclusão, podemos transportar cerca de 20 mil toneladas a mais no mesmo navio. A dragagem do Porto é uma obra fundamental para a Paraíba”, explicou.
O Comitê em Defesa do Porto de Cabedelo pretende elaborar um plano de ação para defender o desenvolvimento local. O plano conterá propostas apresentadas pela comunidade portuária e buscará o apoio de parlamentares nas três esferas do Legislativo, numa ação que vai culminar com um manifesto.
Comentários