POLÍTICA
Pré-candidatos ao governo da PB avaliam pesquisa do Ipespe
Pesquisa foi realizada pelo Ipespe e publicada na edição do último domingo (06) do Jornal da Paraíba.
Publicado em 08/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 17:40
Os pré-candidatos ao governo do Estado comentaram ontem o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), publicada na edição do último domingo no JORNAL DA PARAÍBA. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) lidera a disputa. Na estimulada, ele seria votado por 43% dos entrevistados. Ele disse que recebe “os números com muita humildade mas também com alegria”.
O senador destacou o fato de não ter se lançado candidato, e que esses números mostram que a Paraíba lembra as muitas obras que foram feitas e a forma respeitosa com que ele sempre tratou as pessoas. O tucano destacou que “quem mais precisa sabe o que fizemos”. Ainda conforme Cássio, na democracia é muito importante ter alternativas de escolha e somente o povo pode se impor.
Na segunda colocação, aparece o governador Ricardo Coutinho (PSB), com 23% das intenções de voto, que afirmou, ontem, em Campina Grande, não se preocupar com a consulta eleitoral realizada nos municípios paraibanos.
“Eu não discuto pesquisa, eu discuto eleição. A minha história mostra isso. Se fosse pelas pesquisas eu não seria prefeito de João Pessoa, ganhando no primeiro turno, do deputado Ruy Carneiro, do PSDB. Eu também não seria governador do Estado, que até que depois que fecharam as urnas um instituto revelou que eu não tinha ganho as eleições e nós ganhamos. Eu não perco uma noite de sono por causa de pesquisa. Eu tenho certo feeling (percepção) do que o povo acha do meu governo. Gosto muito do que estou vendo”, frisou o governador Ricardo Coutinho.
Ainda de acordo com os números da pesquisa estimulada, o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), surge com 11%. Ele não tem dúvidas de que sua pré-candidatura tende a crescer, nas próximas semanas, principalmente se for consolidado o apoio do PT à sua pré-candidatura ao governo do Estado.
Por outro lado, o peemedebista prevê que os demais postulantes - o senador Cássio Cunha Lima e o governador Ricardo Coutinho - não conseguirão sair do atual patamar ou vão cair.
Apesar de estar em terceiro lugar na pesquisa, Veneziano Vital reafirmou que não descredencia as pesquisas “ao contrário de muitos políticos que só elogiam as pesquisas quando aparecem em primeiro lugar”.
A petista Nadja Palitot comemorou o percentual de 2% de intenções de voto na pesquisa estimulada.
“Eu achei muito bom meu índice até porque sou a mais desconhecida e tenho amplas chances de crescer. Além disso, todos acompanham a luta para manter essa candidatura diante das informações de que não vai prosperar”, assinalou Nadja, pontuando que pesquisa é um retrato do momento da campanha eleitoral. Conforme o Ipespe, 10% dos ouvidos votariam em branco, nulo ou nenhum dos pré-candidatos, enquanto 12% não sabem ou não responderam.
Comentários