POLÍTICA
Prefeitáveis registram chapas no último dia
No último dia do prazo legal, os sete candidatos registraram suas coligações no cartório eleitoral da 64ª zona e aguardam homologação do TRE.
Publicado em 06/07/2012 às 6:00
O quarto e último dia de greve dos servidores do judiciário federal marcou o conturbado processo de registro das candidaturas ontem, em João Pessoa. No último dia do prazo legal, os sete candidatos registraram suas coligações no cartório eleitoral da 64ª zona eleitoral e aguardam agora a homologação das chapas por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O primeiro candidato que registrou sua candidatura foi o socialista Renan Palmeira (PSOL). Acompanhado de sua vice, Ana Júlia (PSOL), do coordenador de campanha, o ex-deputado estadual Avenzoar Arruda e de militantes, o mais jovem dos candidatos a prefeito nestas eleições na capital chegou por volta das 10h30.
Na entrada, Renan disse que levantará bandeiras de defesa aos trabalhadores, direitos humanos e contra o preconceito e a corrupção.
Sobre seu programa de governo, Palmeira destacou a descentralização da Prefeitura. “Temos uma Prefeitura centralizada, com todo o processo preso em apenas alguns cargos”, explicou. O PSOL não apresentou coligação em João Pessoa e disputará as eleições com ‘chapa pura’.
Pouco depois, às 11h, o segundo a chegar ao cartório foi o senador Cícero Lucena (PSDB), que busca seu terceiro mandato de prefeito em João Pessoa. Acompanhado de militantes e de seu candidato a vice-prefeito, o médico Ítalo Kumamoto (PSC), Cícero foi impedido de entrar para fazer seu registro por um bloqueio feito pelos grevistas. Seus advogados registraram a candidatura à tarde.
Cícero disse que é hora de buscar as ruas e ouvir as propostas dos moradores para construir um plano de governo em conjunto com a população. “Teremos como principais propostas melhorar a mobilidade urbana, ter uma educação integral e uma saúde que realmente cuide das pessoas”, disse. A coligação que apoia Cícero inclui PSDB, PSC, PDC, PT do B, PHS e PSL.
Às 12h, o deputado Luciano Cartaxo (PT) e seu vice Nonato Bandeira (PPS) registraram a candidatura da coligação, na companhia de militantes, candidatos a vereador e representantes dos partidos da aliança.
Cartaxo disse que sua campanha será pautada pelas ruas da cidade, e construída através do diálogo com a população. “Um plano de governo só pode ser construído ouvindo a população, então, até o final do processo, estaremos debatendo com a comunidade as soluções para João Pessoa”, prometeu.
Comentários