POLÍTICA
Presidente Dilma abrirá evento sobre internet em João Pessoa
Fórum promovido pela ONU vai reunir representantes de vários países interessados em políticas públicas para a internet.
Publicado em 05/11/2015 às 7:49
Passados pouco mais de dois meses desde sua última agenda na Paraíba, a presidente Dilma Rouseff (PT) deverá retornar ao Estado. Na próxima terça-feira, ela é esperada na abertura do Fórum de Governança da Internet (IGF), que será realizado pela primeira vez no Nordeste brasileiro, no Centro de Convenções de João Pessoa. Além de Dilma, já confirmaram presença no evento, ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), ministros e embaixadores de quatro países, além de diretores executivos de empresas ligadas ao setor de tecnologia, como Google e Facebook.
Segundo a secretária executiva de Ciência e Tecnologia do Estado, Francilene Garcia, 2,3 mil pessoas já se credenciaram para participar do IGF, sendo mais de 1,3 mil delas de outros países. Com o tema 'Evolução da Governança da Internet: Capacitar o Desenvolvimento Sustentável', o Fórum vai discutir temas de interesse global, como a segurança na internet e a melhoria da infraestrutura do setor de telecomunicações.
“Essa ação da ONU na área da governança na internet vem chamando atenção de governos, da academia e de segmentos técnicos, porque é necessário avançar de maneira colaborativa e multissetorial, compartilhando tecnologia e também tentando resolver de forma conjunta e transparente os desafios que são de todos, como por exemplo a questão da segurança e da confiança na internet”, destacou.
Conforme a organização do fórum, por enquanto, a presidente Dilma será a única chefe de Estado a participar do evento. Os demais países e a própria ONU devem enviar embaixadores ou ministros das áreas de Ciência ou Tecnologia para representá-los. É o caso do Japão, que confirmou a presença do ministro das Comunicações, e da Indonésia, que enviará o ministro da Ciência e Tecnologia. Já os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos da América serão representados por seus embaixadores. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, enviará seu secretário-geral assistente.
Apoio ao IGF marcou reaproximação de Dilma e Obama - Após dois anos de relações estremecidas devido à espionagem da Agência de Segurança Nacional a Dilma, a chefe de Estado brasileira e o presidente dos EUA, Barack Obama, voltaram a se encontrar em junho, durante viagem oficial de Dilma ao país. Na ocasião, em comunicado conjunto, os dois presidentes defenderam que a governança da internet deve ser "transparente e inclusiva" e prometeram cooperar com o fórum.
Economia da internet
O Brasil vive um processo de reforma de lei de direitos autorais, mudanças que vão impactar diretamente nos conteúdos oferecidos na rede e vão influenciar os investimentos públicos e privados no setor
Neutralidade da rede mundial
Com o princípio de que todas as informações que navegam na rede devem ser tratadas da mesma forma, navegando na mesma velocidade, a tese da neutralidade, defendida por entidades como o Comitê Gestor da Internet no Brasil, vai ser um dos temas abordados, já que assuntos como a interrupção da franquia de internet para os usuários após o limite contratado estão em destaque no mercado
Segurança e estabilidade
A segurança na rede deve ser o tema principal do IGF. Questões como medidas para diminuir as incertezas e vulnerabilidades dos sistemas de servidores e da qualidade da infraestrutura do setor de telecomunicações são temas de interesse do poder público
Comentários