icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Tatiana avança, mas Romero lidera em Campina Grande

Ipespe revela que Tatiana ganhou dois pontos percentuais e Romero perdeu dois.

Publicado em 28/10/2012 às 7:59


Pesquisa Ipespe mostra que na reta final das eleições 2012, Tatiana Medeiros (PMDB) avançou dois pontos percentuais e Romero Rodrigues (PSDB) recuou dois, na conquista dos votos dos eleitores de Campina Grande. Isso aconteceu no levantamento que computa apenas os votos válidos, sem considerar brancos, nulos e indecisos. Mesmo assim, o resultado mostra Romero na frente, com 56%, enquanto Tatiana obteve 44% dos votos válidos. Na pesquisa Ipespe anterior, os números davam 58% para o tucano e 42% para a peemedebista.

Na pesquisa estimulada, os números apontam que o pessedebista venceria a eleição com 49% das intenções de voto contra 39% de Tatiana. Na última pesquisa realizada pelo Ipespe, Romero tinha 50% e Tatiana 36%, uma diferença de 14 pontos percentuais. No comparativo com essa nova consulta, a diferença caiu para dez pontos percentuais. Os eleitores que ainda estão indecisos somam 8% e os votos brancos e nulos 5%.

Dentre os segmentos pesquisados, Tatiana só vence Romero entre os eleitores com nível superior (44% a 35%). As maiores votações do tucano são registradas entre os eleitores do sexo feminino (50%), que têm entre 16 e 24 anos (54%) e com ensino médio (52%). Por renda familiar, sua menor votação foi entre os eleitores que têm de um a dois salários mínimos (47%).

A pesquisa foi realizada de 24 a 26 de outubro, com 800 eleitores de Campina, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo n° 000155/2012. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para cima ou para baixo, dentro de um intervalo de confiança de 95,5%.

Romero bate também na espontânea
Na pesquisa espontânea, Romero bate Tatiana com 46% a 36% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos somam 5% e os indecisos, 14%.
No levantamento realizado pelo Ipespe anteriormente, 47% disseram que votariam nesse segundo turno no candidato do PSDB e 34% na candidata do PMDB. Um total de 7% disseram que votariam branco ou nulo e 12% afirmaram não saber ou não responderam.

62% apostam na vitória do tucano em CG
O Ipespe indagou do eleitor quem tem mais chances de ser eleito prefeito de Campina Grande, independente de seu voto. De acordo com a pesquisa, 62% apostam em Romero. Já os que acreditam na vitória de Tatiana somam 23%. Os que não sabem ou não responderam representam 15%.

45% aprovam a gestão de Veneziano
O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, teve sua gestão aprovada por 45% dos eleitores, que são a soma dos conceitos ótima (12%) e boa (33%). Os que avaliam de forma negativa representam 18%. Apenas como regular são 35%, enquanto que 2% não sabem ou não responderam.
No quesito maneira de administrar, Veneziano obteve 50% de aprovação, sendo 12% de ótima e 38% de boa. Os que não estão satisfeitos são 17% (4% de ruim e 13% de péssima). Já os que avaliam de modo regular somam 32% e 1% de indecisos.

Tatiana continua liderando rejeição
A rejeição dos candidatos também teve alteração na nova pesquisa Ipespe. Tatiana ainda detém o maior índice: 41%. Romero obteve 31%. Pelo menos 20% disseram que poderiam votar nos dois e 9% se mostraram indecisos. A última pesquisa dava 42% de rejeição para a peemedebista e 32% para o tucano.

49% desaprovam a gestão de Ricardo
A gestão do governador Ricardo Coutinho também foi avaliada pelos entrevistados do Ipespe. Ele obteve 49% de desaprovação, sendo 13% de ruim e 36% de péssima. A aprovação veio por parte de 17% dos eleitores, que representam a soma dos conceitos ótima (2%) e boa (15%). Para 30%, Ricardo faz uma administração regular e 3% não sabem ou não responderam. A maneira de administrar do governador, por sua vez, agradou a 15% e desagradou a 52% dos entrevistados pelo Ipespe. 29% dos entrevistados conferiram um conceito regular à sua gestão.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp