icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Trabalhadores protestam em JP

Central Única dos Trabalhadores protestou contra o Projeto de Lei 4330, que autoriza a terceirização de serviços no setor público.

Publicado em 07/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:20

Integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de outros representantes sindicais realizaram na tarde de ontem um protesto na Praça João Pessoa, no Centro da capital. Com apoio de um carro de som, eles ocuparam a via pública para criticar a tramitação no Congresso Nacional do Projeto de Lei 4330, que autoriza a terceirização de serviços no setor público.

Eles explicaram que a medida ameaça direitos trabalhistas e precisa ser arquivada durante uma sessão prevista para ocorrer na Câmara dos Deputados no dia 13 deste mês. Caso o projeto seja aprovado, os sindicalistas farão uma paralisação nacional no dia 30 deste mês, deixando diversos serviços sem funcionar.

O secretário de Relações de Trabalho da CUT, Gilberto Paulino, explicou que a aprovação do projeto vai permitir que órgãos públicos repassem para empresas terceirizadas a responsabilidade por execução de serviços essenciais, como os da área da saúde.

Ele observou que, ao repassar as atividades, o poder público não garante o respeito aos direitos trabalhistas dos futuros empregados. “Quando é terceirizada, uma empresa fica livre para fazer contratações e demissões e pode até descumprir obrigações previstas em lei, como o pagamento do décimo terceiro, o depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a concessão de férias", disse. “Com a aprovação desse projeto, as empresas públicas serão estimuladas a delegar serviços para as terceirizadas, sem garantir a qualidade no atendimento e nem os direitos trabalhistas”, completou.

O projeto é de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB/GO). Através da assessoria de imprensa, o parlamentar explicou que a terceirização é uma modalidade de contrato de trabalho usada em vários países e no Brasil, por ser mais moderna e em muitos casos mais eficaz, atendendo tanto às necessidades da empresa quanto dos trabalhadores. Ainda de acordo com a assessoria, o problema é que no Brasil não há qualquer legislação que regulamente esse tipo de prestação de serviço, deixando os trabalhadores desprotegidos. Conforme a assessoria, o deputado apresentou o projeto para proteger o trabalhador terceirizado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp