icon search
icon search
home icon Home > qual a boa?
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

QUAL A BOA?

Dia de São Jorge: 8 músicas brasileiras que homenageiam o santo

Por meio da música, compositores brasileiros homenageiam São Jorge que é celebrado nesta terça-feira (23).

Publicado em 23/04/2024 às 12:55


                                        
                                            Dia de São Jorge: 8 músicas brasileiras que homenageiam o santo
Foto: Reprodução/Arquidiocese da Paraíba

Nesta terça-feira (23), é comemorado o Dia de São Jorge. O santo católico, que é associado ao orixá Ogum no sincretismo, é um dos santos mais celebrados no Brasil. Na música brasileira, o santo é tema de muitas composições, como em "Ogum", que ficou famosa na voz de Zeca Pagodinho e que ganhou uma nova versão, com participação do rapper Djonga.

Confira 8 vezes que São Jorge foi homenageado por músicos brasileiros.

1. Ogum - Zeca Pagodinho e Djonga

A música, que é uma composição de Claudemir e Marquinhos PQD, ficou famosa na voz de Zeca Pagodinho, em 2008, no disco "Uma Prova de Amor". Na época, na gravação ao vivo, Jorge Ben Jor participou da música e declamou a oração do santo, que traz frases como "eu andarei vestido, armado e cercado pelas roupas de São Jorge".

Nesta terça-feira (23), Zeca Pagodinho lançou uma nova versão, desta vez ao lado do rapper Djonga. O registro da nova versão de Ogum foi feito durante o show especial de comemoração dos 40 anos de carreira do sambista carioca. Na canção, o rapper mineiro recita a famosa oração de São Jorge, que é rezada por muitos para pedir proteção.

2. Jorge da Capadócia - Racionais MC's

"Jorge da Capadócia" é uma composição de Jorge Ben Jor, lançada no ano de 1975, no disco "Solta o Pavão". Em 1997, a música ganhou uma versão do grupo Racionais MC's, no álbum "Sobrevivendo no Inferno".

3. Líder dos Templários - Coisa de Jorge

Em 2007, Jorge Vercillo, Jorge Aragão, Jorge Ben Jor e Jorge Mautner se juntaram no show "Coisa de Jorge", que resultou em um DVD. Uma das faixas é "Líder dos Templários", que faz uma homenagem a Jorge da Capadócia.

4. Lua de São Jorge - Caetano Veloso

Há quem diga que as manchas da lua, na fase cheia, vistas da terra formam a imagem de São Jorge lutando contra um dragão. Essa "lua deslumbrante" é tema da música "Lua de São Jorge", de Caetano Veloso, lançada em 1979, no disco "Caetanear".

5. Alma de Guerreiro - Seu Jorge

A música de Seu Jorge lançada em 2012 exalta a fama de guerreiro do santo católico. "Alma de Guerreiro" foi composta especialmente para a trilha da novela "Salve Jorge", de Glória Perez, e, na época, o cantor e compositor disse que fez a canção em duas horas.

6. Meu São Jorge - Lia de Itamaracá

No disco "Ciranda sem Fim para Lia", de 2019, Lia de Itamaracá expressa sua devoção em "Meu São Jorge".

7. São Jorge - Juçara Marçal

"Bala vem mas eu não caio, armadura é a proteção" diz um dos versos de "São Jorge" de Juçara Marçal. A música faz parte do álbum "Padê", de 2008.

8 . São Jorge - Alcione

A cantora Alcione, em 1990, lançou a música "São Jorge", que fala sobre o santo católico e também sobre o orixá Ogum.

História de São Jorge

Apesar de não haver comprovações históricas sobre a existência de São Jorge, teólogos acreditam que ele nasceu por volta de 280 d.C. na Capadócia, atual Turquia. Na fase adulta, teria sido um soldado e se mudado para a região da Palestina.

O Dia de São Jorge, 23 de abril, é considerado o dia de sua morte, decapitado.

Por ter sido um soldado, Jorge é chamado de guerreiro e invocado pelos que precisam de proteção nas batalhas da vida. Na famosa oração do santo, os fiéis pedem para ser cercados pelas armas de São Jorge para que os inimigos não consigam atingi-los.

Oração de São Jorge

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos,

tendo pés não me alcancem,

tendo mãos não me peguem,

tendo olhos não me vejam,

e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão,

facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar,

cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Imagem

Luana Silva

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp