Como tirar fotos na praia: dicas e melhores poses

Fotógrafa e influenciadora digital recomendam como tirar fotos na praia com dicas, poses e aplicativo para edição de imagens.

Praias de João Pessoa – Foto: Divulgação

Com o verão chegando e as temperaturas aumentando, muitos paraibanos vão às praias para aproveitar essa época do ano, relaxar e aproveitar o momento. Mas surge uma dúvida, como tirar fotos na praia para eternizar o momento?

O Jornal da Paraíba conversou com a fotógrafa Heloisa Araújo e a criadora de conteúdo digital Lary Kerolayne, que deram dicas de como tirar fotos na praia, quais poses fazer, dicas de aplicativos para edição e, de acordo com a opinião delas, o que define uma foto perfeita (veja as dicas abaixo).

Como tirar fotos na praia com o celular

Heloisa Araújo recomenda, acima de tudo, que a pessoa limpe a lente da câmera. A fotógrafa explica que as lentes tendem a ficar sujas rapidamente na praia.

Já Lary Kerolayne sugere posicionar o celular de baixo para cima, a criadora de conteúdo explica que:

“Isso cria uma composição visualmente cativante. Além de lhe deixar mais alongada”, diz Lary ao Jornal da Paraíba.

Lary também recomenda deixar o cabelo ao vento, manter uma postura impecável, caprichar nos acessórios e sorrir radiante para garantir fotos incríveis.

A influenciadora também aconselha experimentar diferentes perspectivas e ângulos para capturar a essência da praia.

Fotografia de Heloisa tirada no Dique de Cabedelo, em 2023.
Fotografia de Heloisa tirada no Dique de Cabedelo, em 2023. Foto: Heloisa Araújo.

Poses de fotos na praia

Segundo Heloisa, a pose é algo muito pessoal e varia de pessoa para pessoa, se a pessoa é mais extrovertida e gosta de se soltar mais, ela pode fazer poses abrindo os braços ou jogando os braços para cima. Se ela for mais tímida, pode tirar fotos sentada na areia ou em uma cadeira de praia.

Lary conta que as fotos mais deslumbrantes são aquelas que destacam o ambiente e destaca que tudo deve ser usado a favor da pessoa para ter uma boa foto.

Ela recomenda que as pessoas mantenham uma postura elegante, deixando o vento brincar com os cabelos.

“A atmosfera do ambiente já contribuirá para uma vibe leve, então aproveite”, falou a criadora de conteúdo.

Como tirar fotos na praia sozinho

Lary Kerolayne explica que devem ser evitadas distrações desnecessárias no fundo e concentre-se na pessoa, na areia e no mar, destacando a serenidade do momento. Aproveite para deixar o celular encontrado em algo, como na sandália ou até mesmo na areia.

A influenciadora também lembra que se a pessoa estiver sozinha, a selfie também é uma ótima opção.

Lary aconcelha deixar o celular encontrado em algo, como na sandália ou até mesmo na areia para tirar fotos sozinho.
Lary aconselha deixar o celular encontrado em algo, como na sandália ou até mesmo na areia para tirar fotos sozinho. Foto: Lary Kerolayne.

Ideias de fotos na praia

Heloisa recomendou o estilo contra a luz. Quando está no final da tarde e o sol já está de encontro com o mar, a paisagem fica muito bonita.

“Quando a gente coloca dentro do enquadramento da câmera a pessoa e no fundo o sol se pondo no mar, como o sol está por trás, ali no fundo, a luz ela fica contra a pessoa”, Heloisa explica.

Com isso, a pessoa que tem menos luminosidade foca mais na paisagem do pôr do sol.

O que não deve ser feito

Heloisa fala que ao tirar uma foto, é importante respeitar quem está ao nosso redor. Ela explica que “que muitas pessoas vão à praia pra ter seu momento de lazer, para curtir aquele espaço com uma pessoa, ou às vezes sozinho e não quer aparecer nas fotos”.

De acordo com ela, o importante é observar se tem pessoas aparecendo no fundo da foto, se essas pessoas não estão tendo um momento íntimo, se não estão fazendo nada que seja constrangedor em aparecer em uma fotografia e se essa pessoa não tem problema em aparecer na foto.

Já Lary Kerolayne explica que ao fotografar, posturas que deixem a pessoa desconfortável devem ser evitadas.

Heloisa diz que uma boa foto é aquela que conta uma história.
Heloisa diz que uma boa foto é aquela que conta uma história. Foto: Heloisa Araújo.

Aplicativos ou softwares para a edição

Tanto Heloisa como Lary recomendam o Lightroom, um aplicativo de edições para fotos gratuito que está disponível para celulares android e iOS. Heloisa fala que o aplicativo oferece edições simples, automatizadas e manuais para quem é mais experiente.

” Utilizá-lo pode elevar significativamente a qualidade das suas fotos, dando um toque especial” explicou Lary.

Uma foto perfeita

Para Heloisa, a foto perfeita é aquela que conta uma história. A foto está além de fazer enquadramentos, se preocupar com luz e se a roupa está legal.

“Não basta a gente se preocupar com os enquadramentos, com os ângulos, se a roupa tá legal, se o cabelo tá a favor do vento, se a gente não aproveitar o ambiente, aproveitar as pessoas ao nosso redor e aproveitar também a paisagem que são as praias de João Pessoa”, declarou Heloisa.

Lary explica que a perfeição está no olhar de quem aprecia. Ela aconselha que:
“Seja autêntico, sinta-se linda e à vontade. O fundamental é que você se sinta bem consigo mesma, refletindo essa confiança nas fotos.”

Segundo Lary, a foto perfeita está nos olhos de quem vê.
Segundo Lary, a foto perfeita está nos olhos de quem vê. Foto: Lary Kerolayne.