SAÚDE
Você sabia que exercícios depois da vacinação podem aumentar sua proteção contra covid?
Publicado em 12/02/2022 às 18:25 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:31
Cientistas norte-americanos divulgaram essa semana uma pesquisa que investigou o efeito da atividade física sobre a resposta do sistema imunológico às vacinas. Fazer exercícios depois da vacinação pode aumentar sua proteção contra covid-19 e influenza. Essa foi a conclusão de um trabalho ainda inicial, mas que evidencia que exercícios físicos são uma importante ferramenta para a nossa saúde.
Vários estudos realizados anteriormente já falavam dessa relação, mas é a primera vez que os cientistas avaliaram os efeitos sobre a vacinação contra a covid-19.
Os pesquisadores da universidade do estado de Iowa nos Estados Unidos descobriram que fazer exercícios imediatamente após tomar vacina contra a covid ou influenza aumenta a resposta imunológica. O estudo, que envolveu 70 pessoas e cerca de 80 camundongos, analisou as respostas de anticorpos após uma dose da vacina contra a influenza e duas doses da vacina da Pfizer-BioNTech contra Covid-19.
Descobriu-se que as pessoas que se exercitaram por 90 minutos logo após a vacinação produziram mais anticorpos do que as pessoas que não o fizeram. E o reforço imunológico extra, que deve ajudar a reduzir o risco de adoecer gravemente por essas doenças, não parece desencadear um aumento nos efeitos colaterais.
Exercícios são estimulantes do sistema imune
Uma das explicações é que os exercícios podem agir como um potente estimulante para o sistema imune.
Atividades físicas geram uma resposta inflamatória local que resulta numa resposta imune mais eficaz quando as células são expostas à invasores. No caso das vacinas, a uma falsa invasão que desencadeia a produção de anticorpos. Outras substâncias como interleucinas-6, que são proteínas produzidas no exercício, desempenham papel fundamental na modulação do sistema imune.
De modo semelhante à pesquisa publicada essa semana, 90 minutos de exercícios resultam na produção de interferon e ativação de plasmócitos (células de defesa do nosso corpo).
Comentários