TECNOLOGIA
Telegram recua sobre PL das Fake News após ordem do STF
Telegram apagou mensagem anterior e enviou novo comunicado afirmando que o texto caracterizava "flagrante e ilícita desinformação".
Publicado em 10/05/2023 às 17:13
O aplicativo de mensagens Telegram enviou novo comunicado aos usuários, na tarde desta quarta-feira (10), em cumprimento da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) após envio de mensagens criticando a PL das Fake News na terça-feira (9). O ministro Alexandre de Moraes tinha determinado a suspensão do aplicativo por 72 horas, se não removesse e se retratasse sobre as mensagens em oposição a PL 2630/2020.
A plataforma apagou o texto anterior e no novo comunicado informou aos usuários que a mensagem se caracterizou "flagrante e ilícita desinformação" e que "distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários à coagir os parlamentares.”
Mensagem deletada
Na terça-feira (9), o Telegram enviou para os usuários uma mensagem criticando o Projeto de Lei das Fake News. O texto informava que o PL 2630/2020 “irá acabar com a liberdade de expressão” e chamou a medida de censura. Disse ainda, que o PL era “uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil”.
Comentários