COTIDIANO
Cássio crê em vitória no STF com base em voto de presidente do TSE
Candidato ao Senado teve impugnação de registro confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral na quinta-feira. "Cunha Lima" entrou para assuntos mais comentados do Twitter.
Publicado em 22/10/2010 às 7:52 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:34
Karoline Zilah
Mesmo tendo sua candidatura ao Senado barrada também pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cássio Cunha Lima (PSDB) continua confiante de que o Supremo Tribunal Federal (STF) liberará seu registro e permitirá sua posse. Foi o que ele declarou nesta sexta-feira (22) pela manhã em seu perfil no Twitter.
O motivo da esperança é o voto do presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, que também é ministro do STF. Após pedir vistas, ele votou contra a validade do Ficha Limpa para o candidato, entendendo que o tribunal não poderia "fracionar" uma decisão para aumentar o prazo de inelegibilidade.
“O voto do Pres do TSE , que tb é Min do STF , aponta para a vitoria final. Numa democracia, no Estado de Direito, não há como ser punido duas vezes pelo mesmo fato. Já cumpri minha pena. Que vença o povo!”, declarou Cássio no Twitter.
Ele ainda agradeceu as mensagens de solidariedade e falou sobre o apoio a Ricardo Coutinho (PSB), que disputa o segundo turno da eleição para governador.
Votaram a favor da liberação do registro de Cássio, além de Lewandowski, os ministros Marco Aurélio de Mello e Marcelo Ribeiro. Contra, acompanharam o relator Aldir Passarinho os ministros Carmem Lúcia, Arnaldo Versiani e Hamilton Carvalhido.
Cássio teve o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com base na Lei da Ficha Limpa e havia entrado com recurso junto ao TSE para tentar mudar a decisão.
Com o acórdão do TSE, Cássio fica impedido de assumir o Senado até que seja finalizado o julgamento sobre a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal.
Assunto mais comentado no Twitter
Durante a noite do julgamento e até as 8h desta sexta-feira (22), o nome “Cunha Lima” figurou entre os assuntos mais comentados no Twitter (foto).
O julgamento no STF mobilizou internautas que analisaram a situação de Cássio, a favor ou contra, levando seu nome ao Trending Topics.
Comentários