VIDA URBANA
MPT cobra de Maranhão ações efetivas contra exploração sexual infantil
MPT pretende realizar força-tarefa no estado para combater crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes e diz que o momento é de ações mais efetivas.
Publicado em 03/03/2010 às 15:29
Da Redação
Com assessoria do MPT
O procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna se reuniu nesta quarta-feira (3) com o governador José Maranhão (PMDB) para discutir a situação da Paraíba no que se refere à exploração sexual infantil. Segundo Eduardo Varandas, a Paraíba ocupa o primeiro lugar no ranking de impunidade em relação a crimes sexuais contra crianças e adolescentes e disse que este é o momento de se cobrar ações mais efetivas por parte do Governo da Paraíba.
No encontro, que ocorreu no Palácio da Redenção, o procurador sugeriu a adoção de políticas públicas específicas para combater os crimes sexuais contra crianças e adolescentes no Estado.
Dentre as propostas, o Ministério Público do Trabalho pretende realizar uma força-tarefa para combater esse tipo de prática. "Por ser um estado de grande potencial turístico, os cuidados são redobrados, pois com o desenvolvimento do setor o turismo sexual começa a bater a nossa porta", destaca Varandas.
Além da força-tarefa, o procurador sugeriu a criação de um grupo de inteligência da polícia para investigar esse tipo de crime. Varandas também propôs a realização de uma grande campanha publicitária, alertando a sociedade sobre os danos causados a essas crianças e incentivando-a a denunciar os crimes cometidos.
O governador prometeu empenho e deve chamar os órgãos do Governo para se engajar no combate à exploração sexual. José Maranhão lembrou ainda que é necessário também criar condições de vida dignas para que essas crianças não sejam mais submetidas a situações degrantes. “Se todos nos empenharmos em questões dessa natureza, certamente as ocorrências serão muito menores”, afirmou.
Comentários