VIDA URBANA
Por causa da estiagem, governo decreta emergência em 14 municípios
Patos, Manaíra, Alcantil, Queimadas, São José de Princesa, Desterro, Cajazeirinhas e Cacimbas foram algumas das cidades afetadas pela pouca chuva deste ano.
Publicado em 16/09/2010 às 10:50
Da Redação
O Governo da Paraíba decretou estado de emergência em 14 municípios paraibanos por conta das estiagens que atingiram o Estado neste ano. A decretação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (15).
Veja quais são os municípios:
* Patos
* Manaíra
*Alcantil
*Queimadas
*São José de Princesa
*Desterro
*Cajazeirinhas
*Mãe D' Água
*Cacimbas
*Livramento
*Olivedos
*Assunção
*Santa Cecília
*Boa Ventura
O Estado afirma que os municípios foram atingidos por desastre natural e que as chuvas do ano não foram suficientes para atender as necessidades da população e ainda causando perdas agrícolas, principalmente, na colheira do milho e feijão.
Desta forma, os Órgãos do Sistema de Defesa Civil (Sindec), situados na Paraíba, ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados. Créditos extraordinários também pode ser abertos para ajudar a população vítima da estiagem.
O Gerente Operacional da Defesa Civil do Estado, Antônio Brito explica que as chuvas nas regiões do Sertão, do Cariri e do Curimataú ficaram abaixo da média neste ano e por isto acarretaram em vários prejuízos para várias cidades. A preocupação agora, ainda segundo ele, é o de “minimizar os problemas causados na população”.
Pedidos
Em agosto deste ano, 11 prefeituras deram entrada no pedido para decretar estado de emergência. Os pedidos foram analisados e o Governo concedeu decretação para nove municípios.
Comentários