ECONOMIA
IPVA zero para motos até 170 cilindradas na PB: tudo sobre nova lei
Com a lei, veículos de duas rodas de até 170 cilindradas têm 0% de IPVA Medida começa a valer a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem.
Publicado em 16/12/2022 às 10:31 | Atualizado em 22/02/2023 às 15:28
A lei que isenta o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas de até 170 cilindradas na Paraíba foi publicada na quinta-feira (15). Mesmo em vigor, os motociclistas só serão impactados a partir do ano que vem. O Jornal da Paraíba explica tudo o que os proprietários de motos precisam saber sobre a nova regra.
Com a lei, veículos de duas rodas de até 170 cilindradas têm 0% de IPVA. Ou seja, não precisam pagar o imposto.
A isenção de IPVA para motos de até 170 cilindradas, contudo, começa a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Até dezembro de 2022, o imposto ainda deve ser pago por quem tem veículos que se encaixam na isenção.
Por qual motivo a medida foi adotada?
A lei de isenção do IPVA para motos de até 170 cilindradas leva em consideração a importância das motocicletas em regiões onde há a dificuldade de locomoção, principalmente em áreas rurais e de menor poder aquisitivo.
O documento aponta também que as motocicletas são veículos populares, que aliam o baixo custo de aquisição, manutenção, economia de combustível e transporte rápido.
Por isso, conforme o governador João Azevêdo, a lei é importante para a economia familiar, uma vez que em muitos casos as motocicletas podem ser usadas para gerar renda.
O que significa IPVA?
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo estadual, com arrecadação sobre veículos que circulam por terra, como motos, carros, ônibus e caminhões.
Cobrado anualmente, o IPVA pode ser pago à vista ou em parcelas. Cada estado define as datas e opções de pagamento.
Datas de pagamento do IPVA na Paraíba?
Os donos de motocicletas de acima de 170 cilindradas e de outros veículos que circulam por terra continuam pagando IPVA na Paraíba. O calendário de pagamentos ainda não foi divulgado.
Comentários