icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Conselho vota substituição do PSS pelo Enem para entrada na UFPB

Integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão apresentam votos nesta segunda-feira. Nota do Enem seria aceita gradualmente, até total adoção em 2014.

Publicado em 31/05/2010 às 11:15

Karoline Zilah

Cerca de 30 integrantes do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba se reúnem nesta segunda-feira (31) para avaliar a proposta de adoção da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso nos cursos de graduação oferecidos pela instituição, substituindo gradativamente o Processo Seletivo Seriado (PSS).

Leia na íntegra a proposta da Pró-Reitoria de Graduação

A reunião teve início às 11h e deve se estender até as 14h, conforme previsão da assessoria de imprensa da UFPB. É que cada um dos conselheiros irá apresentar seu voto e justificá-lo. A possibilidade foi discutida neste mês de maio nos centros de ensino da universidade.

De acordo com a proposta formulada pela Pró-Reitoria de Graduação, a pontuação do Enem seria adotada no PSS como uma parte da nota do Vestibular. Haveria um incremento progressivo da nota do Enem.

O desempenho dos candidatos no Enem já poderia ser aproveitado no PSS-2011, quando 10% das vagas seriam direcionadas para quem participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Ainda de acordo com o calendário, em 2012 esse percentual subiria para 20%, em 2013 para 40%, até que em 2014 todas as vagas disponibilizada pelos cursos da UFPB seriam preenchidas através do Enem.

Com relação aos candidatos que estavam na 1ª série do Ensino Médio e já iniciaram o Processo Seletivo Seriado em 2010, eles continuariam participando do PSS até terminarem as provas dos três anos. Leia a seguir o trecho da proposta:

“Em 2011, os candidatos que fizeram as provas do Processo Seletivo Seriado correspondentes à primeira e à segunda séries, no PSS 2010, farão as provas da segunda e terceira séries, respectivamente. Em 2012, os candidatos que fizeram as provas do Processo Seletivo Seriado correspondentes à segunda série, no PSS 2011, farão as provas terceira série. Em 2013, os candidatos serão selecionados com base na nota do ENEM. Neste ano serão disponibilizadas 40% das vagas para uso no SiSU. Em 2014, os candidatos serão selecionados com base na nota do ENEM. Todas as vagas serão disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada(SiSU).”

O ministro da Educação, Fernando Haddad, divulgou quatro formas de adesão das instituições ao novo modelo do Vestibular e as universidades federais poderão escolher de que maneira utilizará o novo Enem em seu processo seletivo.

Seriam: Enem como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas ociosas após o processo seletivo; e a nota para ingresso na instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado somando a média junto com a nota da prova do Processo Seletivo Seriado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp