EDUCAÇÃO
Conselho vota substituição do PSS pelo Enem para entrada na UFPB
Integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão apresentam votos nesta segunda-feira. Nota do Enem seria aceita gradualmente, até total adoção em 2014.
Publicado em 31/05/2010 às 11:15
Karoline Zilah
Cerca de 30 integrantes do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba se reúnem nesta segunda-feira (31) para avaliar a proposta de adoção da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso nos cursos de graduação oferecidos pela instituição, substituindo gradativamente o Processo Seletivo Seriado (PSS).
Leia na íntegra a proposta da Pró-Reitoria de Graduação
A reunião teve início às 11h e deve se estender até as 14h, conforme previsão da assessoria de imprensa da UFPB. É que cada um dos conselheiros irá apresentar seu voto e justificá-lo. A possibilidade foi discutida neste mês de maio nos centros de ensino da universidade.
De acordo com a proposta formulada pela Pró-Reitoria de Graduação, a pontuação do Enem seria adotada no PSS como uma parte da nota do Vestibular. Haveria um incremento progressivo da nota do Enem.
O desempenho dos candidatos no Enem já poderia ser aproveitado no PSS-2011, quando 10% das vagas seriam direcionadas para quem participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).
Ainda de acordo com o calendário, em 2012 esse percentual subiria para 20%, em 2013 para 40%, até que em 2014 todas as vagas disponibilizada pelos cursos da UFPB seriam preenchidas através do Enem.
Com relação aos candidatos que estavam na 1ª série do Ensino Médio e já iniciaram o Processo Seletivo Seriado em 2010, eles continuariam participando do PSS até terminarem as provas dos três anos. Leia a seguir o trecho da proposta:
“Em 2011, os candidatos que fizeram as provas do Processo Seletivo Seriado correspondentes à primeira e à segunda séries, no PSS 2010, farão as provas da segunda e terceira séries, respectivamente. Em 2012, os candidatos que fizeram as provas do Processo Seletivo Seriado correspondentes à segunda série, no PSS 2011, farão as provas terceira série. Em 2013, os candidatos serão selecionados com base na nota do ENEM. Neste ano serão disponibilizadas 40% das vagas para uso no SiSU. Em 2014, os candidatos serão selecionados com base na nota do ENEM. Todas as vagas serão disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada(SiSU).”
O ministro da Educação, Fernando Haddad, divulgou quatro formas de adesão das instituições ao novo modelo do Vestibular e as universidades federais poderão escolher de que maneira utilizará o novo Enem em seu processo seletivo.
Seriam: Enem como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas ociosas após o processo seletivo; e a nota para ingresso na instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado somando a média junto com a nota da prova do Processo Seletivo Seriado.
Comentários