icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Série de reportagens do Jornal da Paraíba conquista o segundo lugar no Prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário

Conjunto de três matérias, da série “Além das Urnas”, do jornalista Felipe Nunes, ficou na segunda colocação da 1ª edição do Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário na categoria de reportagem escrita.

Publicado em 24/04/2024 às 20:52 | Atualizado em 24/04/2024 às 21:29


                                        
                                            Série de reportagens do Jornal da Paraíba conquista o segundo lugar no Prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário
Severina do Ramo, quilombola atendida em projeto de inclusão / Foto cedida pelo TRE-PB

A série de reportagens ‘Além das Urnas’, do Jornal da Paraíba, de autoria do jornalista Felipe Nunes, conquistou o segundo lugar no prêmio de melhor reportagem escrita na 1ª edição do Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário. O vencedor na categoria foi a reportagem do Jornal O Globo, que tratou sobre o tema de punição à fraudes na cota de gênero em eleições.

A premiação foi entregue em cerimônia realizada nesta quarta-feira (24), na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, foi a responsável por anunciar os vencedores da premiação.

O conjunto de três matérias que compõem a série ‘Além das Urnas’ fala sobre diferentes temas relacionados ao processo eleitoral. Na primeira reportagem, a temática é a acessibilidade nas eleições. Na segunda matéria, o enfoque é o avanço na inserção de quilombolas e indígenas nos pleitos. Por último, o destaque da matéria é a inclusão de pessoas em situações de rua no processo eleitoral.

Outras produções foram indicadas na categoria jornalismo escrito, que contabiliza conteúdos tanto publicados em plataformas digitais como em jornais impressos. No geral, foram quatro reportagens de portais e jornais impressos que concorrem com as matérias do Jornal da Paraíba.

"É uma honra para mim receber a notícia de mais essa conquista, cheia de significados e que representa em minha caminhada profissional. Trata-se de uma série que aborda um tema sensível e necessário: a acessibilidade e a inclusão social de eleitores em situação de vulnerabilidade do estado da Paraíba", ressaltou o autor da série, Felipe Nunes, após o resultado da premiação.

O jornalista espera que o resultado alcançado com o segundo lugar possa incentivar a abordagem de temas do poder judiciário com enfoque em comunidades que precisam de atenção redobrada no que se refere ao direito eleitoral.

"Que o resultado possa incentivar mais ações de proximidade da Justiça com as pessoas e que seja um farol de visibilidade para as pessoas com deficiência, quilombolas e indígenas, que dependem de atenção especial do Poder público

LEIA A SÉRIE “ALÉM DAS URNAS”

O Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário teve a primeira edição realizada neste ano. Além da categoria de jornalismo escrito, houve também as de reportagem em áudio, vídeo e fotojornalismo.

O prêmio é uma ação inédita conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM). Cada segmento representa cinco eixos temáticos, com 261 trabalhos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp