COTIDIANO
Do transformador gigante ao ataque da leoa: veja 25 fatos que marcaram a Paraíba em 2025
Retrospectiva do Jornal da Paraíba reúne fatos que marcaram os paraibanos e chamaram a atenção de todo o país.
Publicado em 31/12/2025 às 6:08

Na Paraíba, o ano de 2025 foi marcado pela chegada de dois transformadores gigantes, o recorde de público no São João de Campina Grande, pela prisão de Hytalo Santos e a morte de um jovem atacado por uma leoa no zoológico de João Pessoa.
O Jornal da Paraíba relembra quais foram os 25 fatos que marcaram a Paraíba (e o Brasil) em 2025.
1. Os dois transformadores de 250 toneladas
Dois transformadores de 250 toneladas foram transportados pelas rodovias federais e estaduais da Paraíba. O equipamento foi levado para um parque eólico no município de Nova Palmeira, no Seridó paraibano. Por onde passava, atraía curiosos e inspirou até música.

2. Mancha escura invade mar de João Pessoa
Uma mancha extensa, escura e com mau cheiro invadiu parte do mar entre as praias do Bessa e Intermares, localizadas entre João Pessoa e Cabedelo, em março deste ano. A água contaminada do Rio Jaguaribe, seguiu para o mangue e, após chuvas intensas, desaguou no mar.

3. Fernando Cunha Lima é preso e condenado
Ainda em março deste ano, o médico Fernando Cunha Lima foi preso em Pernambuco e transferido para a Penitenciária Especial Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. Ele foi condenado a mais de 20 anos de prisão em julho, acusado de estupro de vulnerável contra duas crianças.
Em dezembro, a Justiça da Paraíba concedeu prisão domiciliar para o médico, com o uso de tornozeleira eletrônica e o cumprimento de medidas restritivas.

4. Mulher morre após perder útero e bebê em Campina Grande
Maria Danielle Cristina Morais Sousa, de 38 anos, morreu em março, em Campina Grande. Durante o parto no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), ela perdeu o bebê e precisou passar por uma retirada do útero devido a complicações. A família denunciou que a mulher foi vítima de negligência médica.

Nove meses após o caso, as apurações conduzidas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público da Paraíba ainda seguem em andamento. De acordo com o delegado Renato Leite, a previsão é que as investigações sejam concluídas em janeiro de 2026.
5. Elizabeth Teixeira completa 100 anos
Elizabeth Teixeira, uma importante liderança camponesa da Paraíba, completou 100 anos no dia 13 de março deste ano. Ela contrariou as expectativas impostas à sua trajetória ao se casar com João Pedro Teixeira, trabalhador rural. O casal era referência no movimento que lutava pela reforma agrária.
Com o assassinato de João Pedro, em 1962, Elizabeth passou a comandar a Liga Camponesa de Sapé e fortaleceu a participação feminina na organização.

6. Sousa é campeão do Campeonato Paraibano 2025
O Sousa foi o campeão paraibano pelo segundo ano seguido, o tetra ao todo. Na tarde do dia 30 de março, o Botafogo-PB e Dinossauro se enfrentaram pelo jogo de volta da final do Campeonato Paraibano 2025.
O confronto aconteceu no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Em campo, as equipes empataram em 1 a 1, com direito a um gol do Dino no finzinho. Diante disso, foi o Alviverde quem faturou a competição no placar agregado, já que havia vencido a ida por 1 a 0.

7. A misteriosa estátua de Tiradentes
Uma estátua de Tiradentes, coberta pela vegetação na ladeira do Cabo Branco, em João Pessoa, virou mistério após vídeos nas redes sociais revelarem sua existência.

8. Pacientes com infecção após mutirão oftalmológico
Pacientes que participaram de um mutirão de cirurgias oftalmológicas, realizado em maio, no Hospital de Clínicas de Campina Grande, denunciaram complicações graves nos olhos após os procedimentos.
Eles relataram dores intensas, sinais de infecção ocular e, à época, alguns perderam completamente a visão. A Polícia Civil ainda não concluiu as investigações. O delegado Renato Leite, responsável pelo inquérito, afirmou que aguarda o resultado de laudos e estima a conclusão para janeiro de 2026.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação contra o Estado da Paraíba e a Fundação Rubens Dutra Segundo, responsáveis pelo mutirão oftalmológico. O MP também pede o pagamento de uma indenização coletiva de R$ 10 milhões a serem revertidos para a melhoria da estrutura da rede pública de saúde estadual.

9. Ninão amputa segunda perna em Campina Grande
Joelison Fernandes da Silva, conhecido como Ninão, considerado o homem mais alto do Brasil, amputou a perna esquerda, em outubro deste ano. Ele já havia amputado a perna direita em 2021 pela mesma complicação que motivou a nova cirurgia, uma doença infecciosa que atinge os ossos chamada osteomielite, agravada pelo seu quadro de portador de diabetes. Ninão tem 2,37 metros de altura.

10. Primeiras mulheres se formam em Ciência de Dados e IA na UFPB
Em julho, duas estudantes foram as primeiras mulheres formadas em Ciência de Dados e Inteligência Artificial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A colação de grau aconteceu na primeira semana de julho. Desde a criação do curso, em 2020, nenhuma aluna havia chegado ao final da formação.

11. São João de Campina Grande bate recorde de público
Pelo menos 3,23 milhões de pessoas estiveram presentes no Parque do Povo no São João 2025 de Campina Grande, segundo números divulgados pela prefeitura da cidade. A edição do evento foi encerrada em julho, após 38 dias de festa. Esse montante de público foi o maior número em uma edição d’O Maior São João do Mundo.

12. Padre foi investigado após fala sobre morte de Preta Gil
O caso ocorreu no dia 27 de julho. Durante a homilia, o padre citou a morte da cantora Preta Gil, nos Estados Unidos, vítima de um câncer colorretal, associando a fé dela em religiões de matriz afro-indígenas a morte e sofrimento.
A missa foi transmitida ao vivo pelo Youtube da paróquia de São José, em Areial. O vídeo foi retirado do ar após a grande repercussão nas redes sociais.
O próprio cantor Gilberto Gil moveu um processo por danos morais contra o padre e a Paróquia de Areial, cobrando uma indenização de 370 mil. A Polícia Civil concluiu o inquérito e decidiu não indiciar o padre à Justiça.

13. Tragédia da lagoa completa 50 anos
A tragédia do Parque Solon de Lucena completou 50 anos em agosto deste ano. No dia 24 de agosto de 1975, uma embarcação militar com cerca de 100 pessoas estava naufragando diante de uma multidão, durante as comemorações do Exército Brasileiro. Naquele dia, 35 pessoas morreram, sendo a maioria crianças.
14. Chuva histórica atinge João Pessoa
João Pessoa registrou em agosto o maior volume de chuva de 2025: quase 140 mm. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o número equivale a 75% do total normalmente registrado em agosto. E foi um dos maiores registros em quase 40 anos.
Nos primeiros 15 dias do mês, a cidade acumulou 204,9 mm de chuva, quase o dobro do esperado. Em 24 horas, foram registradas 138,4 mm. O excesso de água causou alagamentos em ruas, deslizamentos e alterações no trânsito e transporte público.

15. Cícero Lucena na guerra Israel x Irã e acidente aéreo
Em junho, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), estava em viagem oficial a Israel quando se intensificaram os conflitos com o Irã. Ele e outros prefeitos participavam de um fórum internacional voltado a gestores públicos e líderes de países de língua portuguesa.
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e o próprio governo israelense chegaram a desaconselhar o retorno imediato ao Brasil. Após articulações políticas e apoio logístico, o grupo deixou Israel e seguiu para o Brasil em um voo fretado.

Dois meses depois, em setembro, uma aeronave que transportava o prefeito precisou fazer um pouso de emergência no município de Alagoa Grande, no Brejo da Paraíba. Ninguém ficou ferido.
16. Jair Bolsonaro condenado e cumpre pena em Brasília
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, foi condenado a 27 anos e três meses por golpe de Estado e outros quatro crimes em julgamento no dia 11 de setembro. Outros sete réus também foram condenados, após decisão da Primeira Turma da Corte.
Ele foi preso no início do dia 22 de novembro, em Brasília. A prisão foi solicitada pela Polícia Federal (PF) e era preventiva. Inicialmente, não se tratava do cumprimento de pena, mas era uma medida cautelar após o ex-presidente violar o uso de tornozeleira eletrônica.
No dia 25 de novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o fim do processo e os condenados começaram a cumprir pena. Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

17. Estudantes criam forma rápida para identificar metanol em bebidas
Pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, desenvolveram uma forma rápida de identificar a adulteração em bebidas alcoólicas com metanol. Na época, o Brasil registrava mais de 100 notificações relacionadas à intoxicação por metanol, de acordo com o Ministério da Saúde. Nenhum caso foi registrado na Paraíba.

18. A família de Patos suspeita de fraudar o CNU
Uma investigação da Polícia Federal revelou um esquema de fraude no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024 que envolvia pessoas de uma mesma família, um ex-policial militar condenado por tortura, além de outros suspeitos especializados no crime. A família tinha base em Patos, no Sertão da Paraíba.
No último dia 2 de outubro, a Polícia Federal deflagrou uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão e desarticular o grupo criminoso. Mandados foram cumpridos na Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

19. Hytalo Santos é preso por exploração de menores
Em agosto, o youtuber Felca divulgou um vídeo com denúncias sobre suposta exploração de menores pelo influenciador paraibano Hytalo Santos, o que levou à retirada de seus perfis das redes sociais. A partir das denúncias, a Justiça autorizou operações de busca, determinou o bloqueio e a desmonetização das contas e proibiu o influenciador de manter contato com as vítimas.
Ainda naquele mês, Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, foram presos preventivamente em São Paulo e levados para o Presídio do Roger, em João Pessoa. O casal passou a responder como réu por produção de conteúdo pornográfico envolvendo a exploração de crianças e adolescentes e também é alvo de outro processo por tráfico de pessoas e favorecimento da prostituição.
Além disso, a Justiça do Trabalho aceitou denúncia do Ministério Público do Trabalho (MPT) e tornou ambos réus por tráfico de pessoas para exploração sexual e submissão a condições análogas à escravidão.

20. Paraibano foi o principal alvo de operação que matou 120 pessoas no RJ
O chefe do Comando Vermelho, Edgar Alves de Andrade, conhecido como "Doca", foi o principal alvo da megaoperação contra a facção no Rio de Janeiro, que matou 121 pessoas. Ele é paraibano e responde por mais de 100 homicídios, além de ter 35 mandados de prisão em aberto contra ele por diversos crimes. Ele conseguiu fugir da operação.
Doca nasceu no município de Caiçara, no interior da Paraíba, em 1970, mas foi criado na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio. Fugitivo do sistema carcerário, Doca é investigado pelos homicídios, incluindo execuções de crianças e desaparecimentos de moradores, segundo o Disque Denúncia do Rio de Janeiro.

21. Reservatório de água rompe em Campina Grande
Um rompimento de um reservatório de água no bairro da Prata, em Campina Grande, matou uma idosa e destruiu casas em novembro. Pelo menos três casas foram destruídas.
A vítima morta foi Maria do Socorro Leal Teixeira, de 62 anos. A casa dela foi uma das atingidas pela enxurrada após o rompimento. Ao menos outras duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

22. Homem morre após invadir recinto de leoa na Bica
No dia 30 de novembro, um homem foi morto atacado por uma leoa após entrar em um recinto do Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa. A vítima foi identificada como Gerson de Melo Machado, de 19 anos, e tinha esquizofrenia.
No momento em que ele entrou na jaula, o parque estava aberto e recebia visitantes. Vídeos feitos por visitantes mostram o homem subindo por uma estrutura lateral da jaula. Depois, ele usa a árvore como apoio para entrar no espaço. Logo em seguida, é atacado pela leoa.
O zoológico foi fechado após o ataque e as visitas estão suspensas. O parque foi reaberto no dia 18 de dezembro.

23. Justiça autoriza extradição do casal da Braiscompany
A Justiça da Argentina autorizou a extradição de Antônio Neto e Fabrícia Farias, casal sócio-proprietário da Braiscompany. A informação foi confirmada pela Justiça Federal da Paraíba nesta quarta-feira (3), que também informou que o casal ainda pode apresentar um recurso contra a decisão na Argentina. Ainda não há data definida para o retorno deles.
De acordo com a Justiça Federal da Paraíba, a decisão que autorizou a extradição do casal foi proferida em 26 de novembro pelo Tribunal Nacional Criminal e Correcional Federal da Argentina.

24. Paraibana é uma das mulheres mais poderosas do mundo
A paraibana Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, foi eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo em 2025 pela revista Forbes. É a terceira vez consecutiva que ela figura na publicação.
A edição 2025 da lista coloca Tarciana entre as 100 mulheres mais influentes do mundo, no 18ª lugar. Na lista anterior, de 2024, ela ocupou a 18ª posição. Na primeira vez em que apareceu no ranking, já havia se destacado entre as 50 líderes globais de maior projeção, na 24ª colocação.
A publicação destaca não apenas sua atuação à frente do Banco do Brasil, como também o papel histórico de Tarciana como a primeira mulher a presidir o banco em mais de 200 anos de existência.

25. Prefeito e vice-prefeita de Cabedelo são cassados pelo TRE
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou o mandato do prefeito de Cabedelo, no Litoral da Paraíba, André Coutinho. Também foi cassado o mandato da vice dele, Camila Hollanda.
A cassação foi por conta de irregularidades devido ao processo eleitoral nas Eleições em 2024, sendo eles acusados de compra de votos com envolvimento de facções criminosas. O presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Neto, assumiu a prefeitura interinamente.
Novas eleições estão marcadas para acontecer no dia 12 de abril de 2026.


Comentários