Executiva Nacional aprova Maísa na vice de Veneziano e partidos agendam convenção conjunta

Executiva nacional da federação PT, PCdoB e PV aprovou a composição com o MDB, indicado a ex-primeira dama de João Pessoa como vice na chapa ao governo do senador Veneziano.

Foto: divulgação

A ex-primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo (PT), recebeu o aval da Executiva Nacional da Federação PT, PCdoB e PV para figurar como vice na chapa que terá o senador Veneziano (MDB) ao governo da Paraíba e o ex-governador Ricardo Coutinho ao Senado. No mesmo ato também foi aprovada a coligação com MDB.

Em decorrência desta decisão, as legendas refizeram os planos e vão realizar um convenção partidária conjunta nesta sexta-feira (5). O evento será realizado no Clube Cabo Branco, às 9h15.

Inicialmente, o MDB realizaria a convenção partidária no mesmo local, mas às 13h. Já a federação PT, PCdoB e PV iria realizar o seu evento no JR Hotel, às 11h desta sexta-feira.

A decisão da Executiva Nacional da Federação põe fim ao desgaste que foi gerado no ato público, em Campina Grande, na última terça-feira (02).  O ex-presidente Lula afirmou que o candidato dele aqui na Paraíba é Veneziano. Foi sentida a ausência de manifestação pública do nome da petista como vice. Esperava-se o anúncio formal da chapa, o que não aconteceu.

Proporcional

Na decisão, a Executiva também apresenta a indicação de 13 nomes para a disputa à Câmara Federal e 31 para a Assembleia Legislativa. Dentre os nomes está o do deputado Frei Anastácio PT), que mantém o apoio à reeleição do governador João Azevêdo (PSB), assim como alguns filiados ao PCdoB e PV. (veja lista dos pré-candidatos abaixo)

A Executiva Nacional afirma, no documento, que o preenchimento de vagas remanescentes e a substituição de candidatas ou candidatos pode ser feitas, desde que sejam observadas as orientações da direção nacional sobre tática eleitoral no estado.

“Havendo deliberação em convenção sem observância da presente decisão ou das resoluções aprovadas pela Assembleia Geral e pela Comissão Executiva Nacional, o ato poderá ser total ou parcialmente anulado”, diz a Executiva, na decisão.

Impasse local

Apesar de encerrar esse capítulo da vice de Veneziano, a decisão nacional em oficializar aliança com o MDB destoa dos interesses locais. No último dia 12 de julho, aqui na Paraíba, PV e PCdoB votaram por apoio a João Azevêdo (PSB), pré-candidato à reeleição.

Mas, como é a Executiva Nacional da Federação que dá a última palavra, integrantes do partido, inclusive os que têm cargo no governo, como Gregória Benário (PC do B) e Sargento Dênis (PV), terão que aceitar a decisão.

Na prática, as legendas não podem dar apoio formal. No máximo, declarar apoio extraoficialmente a Azevêdo.

Candidatos à proporcional:

Pré-candidaturas do PT a Deputado(a) Federal: Frei Anastácio, Luiz Couto, Estela Bezerra, Marcio Caniello, Lenildo Morais, Heloisa Helena, Dr. Emidio, Severino do Gás e Rosilda Soares.

Pré-candidaturas do PCdoB a Deputado(a) Federal: Jonildo Cavalcante e Rivalmira Marinho.

Pré-candidaturas do PV a Deputado(a) Federal: Luis Alberto Miguel e Ana Nely.

Pré-candidaturas do PT a Deputado(a) Estadual: Cida Ramos, Luciano Cartaxo, Marcos Henriques, Marcia Lucena, Nilda Câmara, Professor Rafael, Terezinha Dantas, Jonildo Silva Porto, Vera Vernaide, Cicero legal, Jefson Fulvyo de Araujo Alves, Janio Pereira, João Batista Ferreira, Cicero Pedreiro, Jose Pereira da Silva, Noca Ribeiro, Jussara Ferreira da Silva, Vagner Santos de Freitas, Carlos Silva, Abrão Leite da Silva, Ana Célia R. Athayde, Gustavo Araújo Terto, Evandro Julio, Ednaldo Araújo da Silva, Janio de Sena Abdias, Valdo Nobrega, Milena Feitosa, Hiran Delmar G. Leite e Maria Edna dos Santos.

Pré-candidaturas do PCdoB a Deputado(a) Estadual: Inácio Falcão, Jô Araújo, Noberto Sousa, João Alves, Dora da Saúde e Ismael – Homem do Pão.

Pré-candidaturas do PV a Deputado(a) Estadual: Oscar Campos e Maria das Mercês M. Jansen.