icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

MPT exige que médicos da saúde da Paraíba sejam contratados via CLT

Acordo com governo do estado foi firmado em audiência nesta sexta-feira.

Publicado em 03/01/2020 às 14:10 | Atualizado em 04/01/2020 às 11:40


                                        
                                            MPT exige que médicos da saúde da Paraíba sejam contratados via CLT
Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

				
					MPT exige que médicos da saúde da Paraíba sejam contratados via CLT
Foto: Reprodução/TV Cabo Branco. Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Após reunião no Ministério Público do Trabalho, na manhã desta sexta-feira (3), ficou acordado que o governo da Paraíba não poderá contratar cooperativas médicas para fins de terceirização da saúde pública. Na audiência pública, o procurador do Trabalho, Eduardo Varandas, autorizou, em caráter excepcional, a permanência da Neurovasc por seis meses, até que seja criada a fundação estatal PBSaúde.

O acordo foi firmado após a abertura de um inquérito civil instaurado pelo MPT no último dia 30 de dezembro. O procedimento foi aberto em caráter de urgência para apurar possíveis irregularidades na contratação de médicos do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. À época, Eduardo Varandas disse que a denúncia é de que os profissionais teriam sido contratados através do CNPJ, o que é ilegal.

Em entrevista à rádio CBN, Varandas informou que houve fraudes na legislação durante a contratação dos médicos após o governo da Paraíba assumir a gestão do Trauma. Varandas questionou que a contratação por CNPJ não tem nenhuma garantia trabalhista e infringe a legislação que regulamenta o trabalho do médico, que é a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e a regra da constituição para servidores públicos.

Na audiência desta sexta-feira, o Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba (Simed) afirmou que a contratação por CNPJ foi descartada pelo Estado desde o início e que os médicos foram recontratados na modalidade de excepcional interesse público, até que seja criada a fundação.

Já o secretário de saúde, Geraldo Medeiros, lembrou que o estado já havia havia optado por propor a criação de fundação de direito privado - PBSaúde - que gerirá a saúde pública na Paraíba, incorporando todo o pessoal da saúde de forma progressiva. Medeiros disse, ainda, que os outros que ainda não forem incorporados à fundação permanecerão vinculados ao estado, através de contrato por excepcional interesse público.

Entenda o caso

O governador da Paraíba, João Azevêdo (sem partido), anunciou o fim das parcerias com organizações sociais na Saúde estadual. As organizações sociais estão no centro da Operação Calvário, que investiga desvios de recursos públicos do governo estadual e que chegou a prender o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), apontado como líder do esquema criminoso.

Segundo o Sindicato dos Médicos da Paraíba, mesmo com o Governo sabendo da data de encerramento do contrato, não realizou nenhum chamamento público ou licitação para contratação de médicos e outros profissionais. O funcionários contratados em regime de CLT decidiram manter os plantões até o dia 3 de janeiro.

Já os neurocirurgiões, cirurgiões torácicos e vasculares do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa iniciaram uma paralisação, no último sábado (28). Eles estão sem receber os salários de novembro e dezembro. Após reunião com a Secretaria Estadual de Saúde, que aconteceu no último domingo (29), os médicos encerraram a greve e voltaram a atender imediatamente.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp