COTIDIANO
Veja 9 fatos que marcaram o 'feriadão' de Finados na Paraíba
Jornal da Paraíba montou cronograma com resumos das notícias que foram destaque.
Publicado em 03/11/2021 às 9:00
O “feriadão” de Finados começou na Paraíba ainda na sexta-feira (29). Desde então, alguns fatos movimentaram o estado, especialmente sobre política, esportes e pandemia da Covid-19.
Por isso, o Jornal da Paraíba preparou um resumo sobre as notícias que foram destaque até a terça-feira (2).
Sexta-feira (29)
Uma das principais notícias da sexta-feira (29) fala sobre a 23ª denúncia protocolada pelo Ministério Público da Paraíba no âmbito da Operação Calvário, que investiga fraudes e desvios na Saúde e na Educação da Paraíba. O texto do Blog Pleno Poder, destaca que dessa vez, o alvo foi um suposto ‘esquema’ de pagamento de propina e lavagem de dinheiro, através de contratos firmados entre o Estado e empresas que forneciam produtos agrícolas.
No mesmo dia, outro destaque foi o pedido de exoneração do cargo de secretário de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa, feito pelo deputado estadual licenciado Felipe Leitão (Avante). O ato foi publicado pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas) em uma edição extra do Semanário Oficial e veiculado pelo Blog Conversa Política.
Sábado (30)
O fato que marcou o sábado (30) está ligado ao esporte, mais precisamente sobre a venda de ingressos para a disputa entre Botafogo e Paysandu. O jogo já aconteceu. O Belo venceu a partida e está a um passo da série B do Brasileirão. Todos os detalhes da competição estão no Blog Entre Linhas.
Ainda no sábado, se tornou pública a informação de que Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou dispositivos de leis da Paraíba que garantiam à Polícia Civil autonomia funcional, administrativa, orçamentária e financeira. Por unanimidade, o colegiado julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6599. A ação foi ajuizada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. O motivo alegado é a existência de vínculo hierárquico de subordinação das polícias estaduais e do Distrito Federal aos seus respectivos governadores.
Domingo (31)
Já no domingo (31), um novo decreto estadual determinou novas medidas de convivência com a pandemia. Entre as mudanças estão a ampliação da capacidade de público em estádios de futebol para 50%. Outra novidade é a flexibilização nos estabelecimentos do setor de serviços e o comércio, que poderão funcionar sem limite de horário.
Também no primeiro dia desta semana, uma análise do Blog Conversa Política diz que o Auxílio Brasil, novo programa de transferência de renda, que ficou no lugar do Bolsa Família, começa com “arrumadinhos” na execução. Diferentemente do que foi anunciado, parece ser só reflexo do amadorismo do governo.
Segunda-feira (1º)
A segunda-feira (1ª), mesmo que com cara de fim de semana, foi marcada por mais uma análise. Dessa vez, do blogueiro Silvio Osias. Para ele, “além de mentiroso, o presidente Jair Bolsonaro é (aparentemente) covarde também”.
A crítica ao Auxílio Brasil, de alcance nacional, voltou a ser notícia na segunda. Na Paraíba, pelo menos meio milhão de pessoas devem receber o benefício.
Comentários