Juliette, Hulk e Gkay: como a Paraíba dominou o entretenimento em 2021

Apesar da lista de conterrâneos notáveis em 2021, Juliette, Hulk e Gkay ocuparam as primeiras páginas dos jornais e os trending topics das redes sociais.

Juliette, Hulk e Gkay

O destaque que os paraibanos vêm alcançando em diversas áreas ressignificou a expressão “Paraíba” e transformou em elogio o termo que muitas vezes foi utilizado de forma pejorativa e xenofóbica. Afinal, com Matheus Cunha e Hulk no futebol, Thardelly Lima, Suzi Lopes e Marcélia Cartaxo na teledramaturgia, Shiko e Paulo Moreira na ilustração, dentre outras áreas, ser paraibano é sinônimo de talento e carisma. Apesar da lista de conterrâneos notáveis em 2021, três deles ocuparam as primeiras páginas dos jornais e os trending topics das redes sociais: Juliette, Hulk e Gkay, cada um por motivos distintos, mas com a Paraíba em comum.

2021, o ano de Juliette

Muitos podem não concordar com o título de mulher do ano dado a Juliette pela GQ Brasil, mas é fato que 2021 foi o ano da paraibana. No dia 25 de janeiro de 2021, a advogada e maquiadora de Campina Grande entrou na casa do Big Brother Brasil 21 e não imaginava que, além de vencedora da edição, seria um fenômeno na mídia brasileira. Juliette, Hulk e Gkay ganharam o mundo. A primeira a compor esse trio abriu o ano para os paraibanos.

A paraibana, que entrou na casa como anônima, atingiu a marca de 10 milhões de seguidores, um mês depois do início da edição. Esse crescimento não parou por aí e, no final do programa, os seguidores já passavam de 24 milhões. Atualmente, ela conta com 33 milhões de seguidores.

No discurso de anúncio da vitória do BBB, no dia 4 de maio, Tiago Leifert disse: “Juliette você é um fenômeno. No palco montado pelo público, você nunca saiu do primeiro lugar”. Essa frase permaneceu valendo na vida da paraibana após o reality.

Além das entrevistas em programas diversos, como o Domingão e Mais Você, nos meses de maio e junho, Juliette se tornou embaixadora de marcas como Americanas, Globoplay, L’occitane, C&A, Bohemia e Havaianas. Contudo, não foi só na publicidade que ela se destacou.

Durante a permanência no programa, era cantando que Juliette aliviava as angústias. A voz dela chamou a atenção de diversos artistas, como Chico César, que teve a música “Deus me Proteja” como trilha sonora da participante na casa.

Um dos artistas encantados por Juliette foi Gilberto Gil. No dia 13 de junho, ela cantou com ele, em uma live intimista e cheia de referências ao São João do Nordeste. Em entrevista coletiva, a paraibana revelou detalhes do encontro, inclusive um conselho que recebeu do artista.

Cheguei pra ele no dia da live e disse ‘qual o senhor daria’? Ele falou ‘seja feliz minha filha’ e disse para eu fazer o que amo.

O mês das festas juninas continuou movimentado para a paraibana, e ela participou de lives de Elba Ramalho, Wesley Safadão e Xand. Ainda naquele mês, o Globoplay anunciou um documentário sobre a trajetória de Juliette.

“Você Nunca Esteve Sozinha” estreou no dia 29 de junho, com seis episódios, direção geral de Patrícia Carvalho e direção de Patrícia Cupello. A série documental revelou a origem de Juliette no interior da Paraíba, sua relação com a família e amigos e momentos difíceis que mudaram sua trajetória, como a perda de sua irmã mais nova, vítima de um AVC aos 17 anos. A obra também passa por suas escolhas profissionais e os rumos que a levaram ao ‘Big Brother Brasil’, e reserva espaço para uma de suas paixões: a música.

Carreira musical

Entre ensaios fotográficos e propagandas, Juliette também preparava os primeiros passos da carreira musical. No mês de agosto, ao lado de Wesley Safadão, interpretou “Anunciação”, em apresentação para o Criança Esperança, gravada no Quixadá, no Ceará.

No dia 2 de setembro, veio o primeiro trabalho musical, o EP com seis faixas, sendo três delas composições de paraibanos. As músicas que formam o EP são “Bença”, “Diferença Mara”, “Doce”, “Sei Lá”, “Benzim” e “Vixe que Gostoso”. Em 24 horas de estreia, o EP teve 5.957.879 milhões de reproduções, tornando-se a melhor estreia nacional da história do Spotify no Brasil.

Ela ultrapassou Matuê, que ocupa o segundo lugar com 4,7 milhões, Anitta, o terceiro, com 4,2 milhões, e Luísa Sonza, quarto lugar, com 4,1 milhões. Juliette só perde em termos absolutos para Lady Gaga e o álbum “Chromatica”, com 7,7 milhões.

Ainda em setembro, a paraibana estreou como apresentadora de uma temporada no TVZ. A temporada liderada por ela teve sete episódios e participações de Simone e Simária, Pabllo Vittar, Xand Avião e Dilsinho. Além disso, em um quadro onde a apresentadora recomendava artistas nacionais, quem também participou da temporada foi a paraibana Val Donato.

Em novembro, Juliette participou de um episódio da temporada nova de Lady Night, com Tatá Werneck. Ao ser questionada sobre dinheiro, ela respondeu que já ganhou o suficiente ao ponto de ser preciso “se esforçar” para ficar pobre. A paraibana confessou que não esperava tamanha projeção: “o máximo que eu cogitei era ser subcelebridade, que ia fazer umas presenças VIPS e tals, adeus”.

Apesar disso, Juliette acredita que não irá se deslumbrar com a fama e dinheiro porque o sucesso veio aos 31 anos, quando ela já havia alcançado certa maturidade. “Fiquei famosa depois de 31 anos. Acho muito difícil eu me deslumbrar com fama e com dinheiro”, relatou.

Na ocasião, a paraibana também externou que não deseja ser idolatrada, pois todo exagero não é saudável e pode se tornar negativo, caso cometa um erro.

Acho que todo exagero não é saudável. Quero sim ser abraçada, ser amada, mas como humana. Não quero que as pessoas me idolatrem nem me desumanizem, porque uma hora eu vou errar e eu posso ser também vítima do exagero negativo”.

Juliette Sessions

Durante o mês de novembro, Juliette lançou o “Juliette Sessions”, no YouTube, um projeto acústico, gravado na casa dela, em que interpreta canções do EP, além de sucessos de outros artistas.  Juliette trouxe versões de “Triste, Louca ou Má”, de Francisco El Hombre, “Dona Cila”, de Maria Gadú,  e “Garganta”, sucesso de Ana Carolina. Ela também cantou “Meu Pedaçõ de Pecado”, de João Gomes, mas a faixa precisou ser retirada da plataforma.

Prêmio de ‘Mulher do Ano’

No dia do seu aniversário, que coincidentemente é a mesma data de aniversário de Gkay, Juliette Freire foi presenteada com um grande título, Mulher do Ano, pela revista masculina GQ Brasil. A paraibana estampou uma das capas da edição de dezembro e janeiro da revista.

O reconhecimento vem dentro da premiação Men of The Year 2021, organizada pela publicação. A 11ª edição acontece na noite da sexta-feira e vai destacar homens premiados nas categorias Música, Esporte, TV, Literatura, Responsabilidade Social, Empreendedorismo, Liderança ESG, Ciência, Influência Digital, Moda. Além disso, a premiação tem a categoria de Mulher do Ano e Ícone GQ.

A advogada, maquiadora, cantora e vencedora do ‘BBB21’ disse em entrevista à GQ que compartilha o prêmio com mulheres reais.

No twitter, agradeceu: esse troféu não é só meu, mas de todas as mulheres que, todos os dias, enfrentam e vencem suas guerras.

Prêmio Multishow e novidades

O ano está acabando, tem outro Big Brother Brasil a caminho, com novos participantes que irão conquistar o público, porém, o destaque de Juliette parece estar longe de acabar. Em 9 de dezembro, no Prêmio Multishow,  Juliette fez a primeira performance solo com plateia, cantando e dançando. Antes da apresentação, ela disse em entrevista que estava bastante nervosa. “Eu sempre fazia sentadinha, voz e violão, agora vou olhar e vai ter público”, relatou. Ela ainda brincou com a possibilidade de cometer algum erro durante a apresentação. “Já esperem o erro, o acerto é o lucro”, disse.

Uma semana depois,  a cantora paraibana se uniu a dupla Israel e Rodolffo para lançar a música “Sobre”. A parceria é o resultado de uma amizade entre Juliette e Rodolffo que começou dentro do BBB 21. A nova canção já está disponível em todas as plataformas e o feat com Juliette é uma mistura do sertanejo com o forró, gêneros presentes no estilo do trio.

Juliette já tem outro projeto em vista para 2022, uma música em parceria com Alok.  O DJ fez o anúncio durante a participação em um podcast e adiantou que a canção deve sair em janeiro. Segundo Alok, além da paraibana, a música deve ser lançada com três artistas internacionais. Apesar de não ter divulgado o nome da música, usuários nas redes sociais questionaram se o lançamento é a canção “Tão Feliz”, que tem o paraibano Shylton Fernandes entre os compositores.

Gkay, nas redes sociais, no streaming e na farofa

Farofa da Gkay Juliette, Hulk e Gkay
Foto: Reprodução/Instagram

“Quem é Gkay?” Essa pergunta foi feita por muitos usuários das redes sociais no início de dezembro, após a icônica festa “Farofa da Gkay”, mas, para os paraibanos, o nome Géssica Kayane é conhecido faz tempo. A paraibana de Solânea começou a fazer sucesso na internet por meio do YouTube, desde então, nunca mais parou.

Antes da Farofa, sua tradicional festa de aniversário, Gkay consolidou em 2021 sua carreira como humorista e atriz.

Em junho, ela estreou como atriz no filme “Carnaval”, da Netflix. Gravado no último carnaval de Salvador antes da pandemia,  o longa foi um dos mais assistidos do mundo. A comédia ficou em primeiro lugar no Top 10 mais assistidos da plataforma no Brasil, assumiu o segundo lugar entre os mais vistos de Portugal e conquistou a quarta posição na Espanha.

Paralelamente à carreira de atriz, Gessica Kayane lançou uma música com Israell Muniz, “Combate de Bumbum”. A direção do projeto é assinada por Gabriel Lopes, mesmo empresário do DJ Alok. “Combate de Bumbum” chega com um clipe que conta com a participação de Gkay, Israell Muniz e os comediantes Álvaro Xaro e Lucas Guedez.

Em novembro, outro filme com Gkay foi lançado, desta vez na Amazon. Além da paraibana, “Detetive Made in Usa” traz Tirulipa e Whindersson Nunes no elenco.

Além desses dois trabalhos, ela está no elenco do próximo filme da Netflix, que não teve nome divulgado, mas será uma comédia natalina. No longa, que ainda não tem data de lançamento, Géssica deve contracenar com Vera Fischer e Sérgio Malheiros.

O ano de 2021 também foi de polêmicas para Gkay. Uma delas foi sobre receber diversos famosos em casa para gravar “dancinhas” para o TikTok. Em abril, o nome dela foi parar nos trending topics do Twitter, acusada de não respeitar o isolamento social. A atriz se defendeu, por meio da assessoria de imprensa, e explicou que os conteúdos eram gravados seguindo os protocolos de segurança.

Já em dezembro, ela se meteu em polêmica mais uma vez quando, enquanto se arrumava para o Altas Horas, teria dito que divas como Rihanna e Madonna estariam ultrapassadas e que ela, Deolane Bezerra e a YouTuber Luara Fonseca seriam a nova geração.

“Essas divas ultrapassadas, Rihanna, Madonna, passaram. A nova geração somos eu, Luara [Fonseca, youtuber], Deolane [Bezerra, advogada e influencer] e Kylie”, continua a brincar a influenciadora.

Os usuários das redes sociais criticaram o comentário, inclusive famosos como a atriz Samantha Schmütz. “Uma tristeza quando alguém que está tendo várias oportunidades de se expressar com grandes veículos escolhe desrespeitar o corre de gente que está há anos na indústria internacional da música. E ainda ofende uma mulher negra que acabou de ser nomeada heroína do seu país. Uma pena“, escreveu a atriz.

Gkay pediu desculpas pelo comentário e explicou que se tratava de uma brincadeira. “Desculpa gente, eu jamais falaria isso em tom sério, eu já fiquei em grade de show atrás dessa mulher, jamais quis ofender ela nem os fãs, isso foi uma ironia colocada em fora de contexto total, gente eu comparo a Rihanna comigo e Luara [Fonseca, youtuber]??? Qualquer pessoa que ler sabe que não foi sério”, postou.

Farofa da Gkay

Se o ano de 2021 foi um sucesso pra Gkay, o mês de dezembro fechou com chave de ouro. A edição deste ano da Farofa da Gkay transformou a festa em um festival particular e fez com que todos os fãs quisessem fazer parte. A tradicional festa de aniversário de Géssika Kayane deu o que falar.

A edição deste ano, realizada em um hotel de Fortaleza, no Ceará, começou no dia 5 de dezembro e foi até esta terça-feira (7). O primeiro dia já foi bastante comentado nas redes sociais, incluindo beijos entre famosos, mal entendido por causa de comida e apresentações de Alok e Pedro Sampaio.

O evento custou R$ 2,8 milhões. A festa foi um dos assuntos mais comentados das redes sociais nos dias que se seguiram, por conta dos acontecimentos no local, que vão de reconciliações a barracos entre famosos, com direito também a formação de vários casais.

gkay na farofa
A humorista Gessika Kayane, a Gkay, é natural do interior da Paraíba. Foto: Reprodução/ Instagram

Conhecida como “Farofa da GKay”, a festa de aniversário da influencer é realizada desde 2017 e reúne diversas celebridades e influenciadores digitais, com três dias de shows musicais.

Todos os anos o evento era realizado um resort em João Pessoa, na Paraíba, porém durante a pandemia o local fechou a portas. Gkay escolheu o hotel, em Fortaleza, para fazer a festa.

O hotel de luxo foi fechado para receber todos os convidados dela, que estão hospedados no local. Estavam lá Valeska Popozuda, o cantor Belo e a mulher, Gracyanne Barbosa, Whinderson Nunes, Lívia Aragão, Kéfera, Deolane Bezerra, entre outros famosos.

A “Farofa da Gkay” teve como atrações musicais DJ Alok, Pedro Sampaio, Léo Santana, Xand Avião, É o Tchan, Matheus Fernandes, Zé Felipe, Simaria e Wesley Safadão.

Incrível Hulk

No mundo do futebol, a Paraíba ganhou destaque trazendo de volta ao futebol brasileiro um jogador que viria se tornar o craque do ano. Foram 16 anos longe do Brasil. Desde 2004, quando deixou o Vitória, o paraibano Hulk jogou no Japão, Portugal, Rússia e China. E fez de 2021 seu ano de consagração no futebol brasileiro defendendo o Atlético-MG.

Poucos apostaram em Hulk quando, em 2016, integrou a seleção brasileira na Copa América Centenária. Naquele ano, o Brasil não passou da fase de grupos. Em 2014, Hulk também esteve presente no fatídico 7 a 1, sofrido contra a Alemanha. Aos 34 anos, com uma carreira para lá de vitoriosa, Hulk ainda não tinha convencido boa parte da torcida brasileira.  Hoje, há quem defenda com unhas e dentes mais uma convocação para vestir a amarelinha.

É que a história de Hulk virou de ponta a cabeça. Embora apresentasse um bela passagem por outros países, Hulk ainda não tinha, na torcida brasileira, uma confiança cravada. Na China, pelo Shangai SIPG, onde foi sua última passagem antes de aterrizar em Belo Horizonte para defender o Galo Mineiro, Hulk atuou em cinco temporadas pela equipe, com direito a título nacional e 77 gols. 

Hulk, atacante Atlético-MG
(Foto: Pedro Souza / Atlético-MG)

68 jogos, 36 gols

Hulk encerrou a temporada 2021 do futebol brasileiro, sem dúvida um ano muito especial para o jogador paraibano, com 68 jogos disputados. O atleta paraibano foi o grande protagonista, sendo campeão, artilheiro e craque de pelo menos em duas das principais competições do calendário que envolve os clubes do país. 

Líder técnico do Atlético-MG vencedor do Brasileirão e da Copa do Brasil, o atacante de Campina Grande se destacou em outro quesito: o condicionamento físico. 

Em campo, o Atlético-MG fez história. Foi campeão mineiro no primeiro semestre, acumulou feitos ainda maiores, vencendo a Copa do Brasil pela segunda vez na história, isso após sete anos, além do bicampeonato do Brasileirão, conquistado 50 anos depois da primeira conquista. Hulk foi pela fundamental em todas essas conquistas. O atacante foi o artilheiro do Brasil no ano, marcando 36 vezes, sendo o goleador, inclusive, das duas competições nacionais vencidas pelo Alvinegro.

Hulk, atacante do Atlético-MG
(Foto: Robson Mafra / AGIF)

Números de Hulk com a camisa do Atlético-MG em 2021:

– 66 jogos

– 36 gols

– 13 assistências

– Campeão Brasileiro

– Campeão Mineiro

– Artilheiro do Brasileirão

– Craque do Brasileirão

– Melhor atacante do Brasileirão

Paraibano premiado

Na noite de premiação da CBF, Hulk recebeu os troféus de Craque do Brasileirão, de melhor atacante e também artilheiro do torneio.

Breve perfil

Givanildo Vieira de Sousa, ou simplesmente Hulk, nasceu no dia 25 de julho de 1986. Começou a sua carreira nas categorias de base do Vitória, onde jogou apenas duas vezes como profissional. Fez a sua trajetória, até aqui quase, toda fora do país, se destacando no Japão, na Rússia, em Portugal e na China. Em 2021 chegou ao Atlético-MG e foi o principal nome do Galo na conquista do Campeonato Brasileiro deste ano. Com a camisa atleticana, Hulk fez 68 jogos e marcou 36 gols. O atacante jogou a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, pela Seleção Brasileira.